Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Geral

SERTÃO

No Piauí, instituto nascido durante seca fomenta ações agroecológicas e de acesso à arte

Instituto Novo Sertão começou distribuindo água, mas hoje assessora produção agroecológica e tem até Banda Sinfônica

12.maio.2022 às 17h07
Recife (PE)
Rodolfo Rodrigo

Instituto Novo Sertão, fundado em 2015, conta com cerca 200 voluntários que atuam nas áreas de arte, educação, cultura e geração de renda - Divulgação/Instituto Novo Sertão

O período de estiagem que atingiu o Piauí entre os anos de 2010 e 2015 marcou a história da região e deixou nas famílias a incerteza de dias melhores naquela época. Mas foi neste mesmo período em que floresceu uma semente de solidariedade com a doação de insumos e água às famílias afetadas no município de Betânia, no interior do Piauí, ainda em 2012.

Esta corrente de solidariedade se transformou no Instituto Novo Sertão, fundado em 2015, que conta com 200 voluntários e desenvolve até hoje projetos de educação, agricultura familiar, arte e geração de renda que alcançam 800 pessoas. O projeto acredita não só no sertão como solo fértil para iniciativas como esta, mas também traz oportunidades aos sertanejos.

“O foco do instituto em suas atividades é essa ideia de um sertão que pode ser transformado a partir do que ele tem de bom e que as pessoas aqui não são miseráveis, não são pessoas que não sabem fazer nada ou, como algumas pessoas às vezes dizem, preguiçosas. É extremamente ao contrário”, afirma o fundador do instituto, José Carlos, que é conhecido como Zé da Água.

Ele destaca que a condição que a região atravessou se deu não só pela falta de água, mas de oportunidades: “São pessoas muito trabalhadoras, cheias de talentos, mas que muitas vezes não chegam investimentos, não chegam projetos de longo prazo para poder florescer. É isso que o Instituto quer ser, esse investidor, essa organização que enxerga no sertão um potencial e trabalha para que isso seja visto e se torne realidade”.

Leia: Regularização de território no Piauí beneficia 67 famílias que vivem do extrativismo do babaçu

Um dos projetos desenvolvidos pelo instituto é a Escola de Agricultura Familiar, que já capacitou cerca de 30 famílias no cultivo da terra e geração de renda. Só em 2021, as famílias produtoras colheram mais de dois mil vegetais e legumes e tiveram uma renda extra de 20 mil reais. “A proposta é, além trabalhar com agroecologia e com economia circular, que as pessoas tenham mais recursos, consigam gerar uma renda a partir da sua própria terra”, destaca José Carlos.


O que começou como um gesto individual de solidariedade hoje é uma das 100 melhores ONGs que dá suporte a 800 pessoas / Instituto Novo Sertão

Outra iniciativa do projeto é o coral e da Banda Sinfônica Novo Sertão, que conta com a participação de mais de 30 crianças e adolescentes da região e ensina muito mais que música.

“A gente vê o quanto o estudo musical pode transformar a vida de alguém, a vida do indivíduo porque ela não trabalha só o estudo musical, quando ela aprende um instrumento ela tá trabalhando toda parte cognitiva, a parte emocional, ela está trabalhando com praticamente todas as áreas e todos os sentidos do corpo”, destaca o professor de música Maycon Mesquita, que trabalha como voluntário no instituto.

Leia: Serra da Capivara abriga vestígios milenares da história do povoamento das Américas

Em 2021, o instituto foi considerado uma das 100 melhores organizações não-governamentais do país pelo seu trabalho para a comunidade pelo Prêmio Melhores ONGs, que é realizado pela organização 'O Mundo que queremos', pelo Instituto Doar e pelo Ambev VOA.

Apesar do reconhecimento do seu trabalho através de prêmios, a instituição mantém suas atividades através de doações. Para entrar em contato e fazer sua doação para o projeto, basta acessar o site.

Editado por: Vanessa Gonzaga
Tags: agroecologiabrasil de fatomúsicapiauísecasertãosolidariedade
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Guerra

Israel destaca apoio de Trump e Irã promete resposta ‘ainda mais forte’ em 2º dia de bombardeio

Genocídio

Ataques israelenses na Faixa de Gaza deixam 41 mortos, diz Defesa Civil; 23 esperavam distribuição de alimentos

PAN-AFRICANISMO

Livro discute legado de Kwame Nkrumah para a união africana: ‘Temos de olhar para nossos próprios visionários’

Violência política

Trump preside desfile militar em meio a protestos e a atentado contra congressistas democratas

SOLIDARIEDADE

Ato em Caxias do Sul (RS) pede o fim do genocídio do povo palestino e rompimento de relações com Israel

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.