Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

ciência e educação

Primeiro inventor da Univasf, Helinando Oliveira recebe título de cidadão de Petrolina (PE)

Cerimônia acontece nesta sexta (13); professor milita em defesa da ciência e compôs o primeiro corpo docente da Univasf

12.maio.2022 às 15h24
Recife (PE)
Maria Lígia Barros

Além de ser professor e pesquisador, Helinando Oliveira se dedica à defesa da ciência popular - Reprodução/ Univasf

O recifense Helinando Oliveira, doutor em Física e professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), será agraciado com o título de cidadão petrolinense em cerimônia na Câmara Municipal nesta sexta-feira (13).

Leia: Primeira patente da Univasf registra curativo inteligente de baixo custo

Hoje com 45 anos, Helinando mora há quase 18 em Petrolina, onde consolidou sua carreira como pesquisador, se consagrou como o primeiro inventor da instituição de ensino, e se voltou para a defesa da ciência popular. 

A homenagem foi proposta pelo vereador Gilmar Santos (PT) e emocionou Helinando. “É uma sensação muito boa que a cidade reconhece o trabalho de educação, ciência e tecnologia que a gente desenvolveu junto com a região”, contou o professor em entrevista ao Brasil de Fato Pernambuco.


Na Univasf possui 6 campi em Pernambuco, na Bahia e no Piauí / Ascom Univasf

A formação de Helinando, até o doutorado, se deu no Recife, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Sem nunca sequer ter deixado o litoral, ele se mudou de vez para Petrolina, no Sertão de Pernambuco, em agosto de 2004, para compor o primeiro corpo docente da instituição de ensino, após passar no concurso público para professor de Física. 

Leia também: Coluna | Sem ciência e sem educação, não há soberania

“Era um período difícil, a gente estava saindo do governo de Fernando Henrique Cardoso e não tinha concurso nenhum. A gente fazia doutorado para ser desempregado, porque não tinha nada, conseguir uma vaga de professor de física era muito difícil. E aí abriu uma universidade nova, a primeira do Governo Lula – a Univasf. Tinham 7 vagas para física, foi uma concorrência gigantesca, com mais de 40 candidatos”, rememora.

Ele define que o momento de nascimento da universidade foi, também, o nascimento da sua carreira. “Não tinha aluno, equipamento, sala, nada. Foi um processo difícil e que foi muito prazeroso. Foram 18 anos muito bem trabalhados”, avalia.

Ao relembrar os anos iniciais da universidade, Helinando destaca a vontade e disposição do departamento de Física de desenvolver pesquisa. “O interessante é que a gente conseguiu fundar o primeiro programa de pós-graduação, o primeiro grupo de pesquisa, o primeiro grupo a fazer defesa de mestrado”, conta.

O próprio Helinando foi o primeiro docente da Univasf a depositar patente, o que o torna o primeiro inventor. Seu trabalho foi sobre o uso de produtos naturais como agente antibacteriano, substituindo os fármacos. Ele continua desenvolvendo pesquisa  nessa linha de trabalho, pelo Laboratório de Espectroscopia de Integrancia e Materiais Orgânicos (Leimo) que coordena. Nele, o professor orienta 17 alunos e faz projetos em parceria com eles. 

Leia também: Coluna | Por uma ciência focada em contribuir na resolução dos nossos problemas

“Os antibióticos não estão mais funcionando contra bactérias – as superbactérias. O paciente vai a óbito porque não tem antibiótico que resolva. A solução é criar um produto natural – extrato de planta, líquen – e colocar pra tentar ativar propriedades antibacterianas deles. Hoje em dia, uma das coisas que a gente faz muito no laboratório é trabalhar com pele de tilápia. Enriquecê-la com nanopartículas de pratas e compostos naturais para que sirva como curativo natural, sem risco de a bactéria se adaptar”, explica.

Helinando é bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), uma concessão que é dada a pesquisadores que se destacam. Além disso, dá aula de Física na graduação e nos programas de pós-graduação em Ciência dos Materiais.

Divulgação científica

Há pelo menos cinco anos, Helinando passou a usar a comunicação para difundir a importância da ciência. "Antes mesmo da onda de fake news, dava para perceber que as pessoas viam a universidade como um castelo, como algo que não tinha relação nenhuma com a vida delas. Isso me incomodou demais, porque acho que a ciência tem que ser feita no popular, porque quem financia a pesquisa no Brasil, no mundo, é o povo, com o imposto. E como a população não sabe o que é feito?", pondera. 

Ele começou escrevendo colunas (inclusive escreve hoje para o Brasil de Fato), depois passou a fazer podcasts e vídeos para o YouTube. Sua ideia é se comunicar com os jovens, e que eles se tornem multiplicadores do conhecimento. "A propagação da mentira é muito maior que a propagação da verdade. Fazer a luta contra fake news é fazer divulgação de ciência em massa”, fala.

Foi assim que ele passou a levantar a bandeira da ciência popular. “Explicar seu trabalho para um pesquisador é muito fácil; agora chegar para uma dona de casa, motorista ou criança e fazer entender o que você faz é muito mais bonito. Você está retornando para seu financiador a importância do que você faz", afirma.

 

Editado por: Vanessa Gonzaga
Tags: ciênciaeducaçãohomenagemtecnologia
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

DEVASTAÇÃO

‘Dia e noite’ aguardando fogo, diz brigadista de Corumbá (MS), município mais incendiado do Brasil nos últimos 40 anos

Coincidência?

Municípios campeões em queimadas concentram maiores rebanhos de gado do Brasil

ACABOU

Tentativa de conciliação sobre marco temporal no STF é encerrada com resultado incerto

Irã-EUA

Partido Comunista de Cuba convoca forças de esquerda para defenderem a paz contra governo ‘fascista’ dos Estados Unidos

INFILTRADOS

‘Ultradireita parou de atacar democracia só pelo tanque de guerra’, diz ex-ministro e integrante da ONU

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.