Rio de Janeiro

Tempo

Rio e região metropolitana têm chuva de granizo; capital entra em estágio de mobilização

A intensidade da chuva causou espanto em moradores de diversas regiões, que alertaram para situação atípica do tempo

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O estádio do Vasco, São Januário, localizado em São Cristóvão, na região central, ficou completamente coberto de pedras de gelo - Reprodução Twitter/ Maracanã

A cidade do Rio de Janeiro entrou em estágio de mobilização na tarde desta segunda-feira (16) devido à chuva. Vários bairros da capital e cidades da região metropolitana, como Niterói, registraram chuva de granizo.

A intensidade inesperada da chuva causou espanto nos moradores de diversas regiões, que se manifestaram nas redes sociais alertando para a situação atípica do clima. 

 

Outros, como a vereadora do Rio, Monica Benício (Psol), destacaram a chuva como um exemplo dos efeitos das mudanças climáticas praticadas pelo homem nos últimos anos. 

 

O estádio do Vasco, São Januário, localizado em São Cristóvão, na região central, ficou completamente coberto de pedras de gelo, como mostra a fotografia abaixo. Houve registros de chuva forte também em outros bairros do centro, na zona Oeste e na zona Norte, com formação de bolsões de água.


Granizos espalhados pelo campo do São Januário, na região central do Rio/ Reprodução Twitter/ Maracanã

O estágio de mobilização é o segundo nível em uma escala de um a cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade, segundo o Centro de Operações do Rio (COR). “Há a possibilidade de nova mudança de estágio devido à chuva e/ou outros fatores”, informou o COR em nota. 

 

 

O MetrôRio informou que devido a um problema de energia causado pela chuva, a linha 4 teve o tráfego interrompido nos dois sentidos, por volta das 16h. 

A passagem de uma frente fria deve deixar a região metropolitana com chuva ao menos até o fim da terça-feira (17). De acordo com a previsão do tempo do Clima Tempo, a partir desta segunda-feira (16), uma grande parte do país deve enfrentar uma semana de frio atípico para o mês de maio. Serão diretamente impactados todos os estados do Centro-Sul e o ápice será entre os dias 16 e 22.

Edição: Mariana Pitasse