Onda de frio

Temperaturas caem ainda mais pelo país; Inmet, Inpe e Marinha monitoram ciclone no Sul

Fenômeno deve atingir Santa Catarina e Rio Grande do Sul e pode trazer ventos de mais de mais de 100 km/h

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Frio deve continuar pelo menos até o fim da semana - Agência Brasil

Enquanto os termômetros registram queda nas temperaturas em grande parte do país, mais de 100 municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul estão sob alerta para a ocorrência de ventos fortes entre esta terça-feira (17) e a quarta-feira (18). Com possibilidade de rajadas superiores a 100km/h, o fenômeno é ocasionado pela Tempestade Subtropical Yakecan, “o som do céu” em tupi-guarani. 

Continua após publicidade

O impacto pode chegar às regiões da Grande Florianópolis, Metropolitana de Porto Alegre, Norte Catarinense, Sul Catarinense, Sudeste Rio-grandense, Vale do Itajaí, Nordeste Rio-grandense

Segundo classificação de ciclones realizada pela Marinha do Brasil, ventos acima de 118 km/h causar a formação de furacões. A Marinha monitora o avanço do fenômeno junto com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe). 

“Estamos trabalhando 24 horas por dia e temos uma rede de supercomputadores integrada com o Inpe, que calcula essa medição. A cada 12 horas vamos emitir um boletim (sobre) os riscos desse ciclone”, afirmou o diretor do Inmet, Miguel Ivan.

Como se proteger

A população pode buscar orientações por meios dos canais de atendimento da Defesa Civil, incluindo o telefone 199, que recebe chamadas gratuitas. Os bombeiros também podem ser acionados pelo número 193. 

As redes sociais do Inmet e da Defesa Civil também publicam os alertas emitidos. É possível ainda fazer um cadastro para recebimento de SMS sobre as situações de risco. Para isso, basta informar o número do telefone celular e o CEP da região de interesse por mensagem de texto para o número 40199.

Frio avança

O Inmet informou que a região Centro-sul do Brasil vai continuar registrando queda considerável nas temperaturas nos próximos dias. O frio será mais intenso nessa área, mas pode chegar também a estados do Norte do país

:: Frente fria faz temperaturas despencarem em boa parte do Brasil ::

Até a manhã de quarta-feira (18) há possibilidade de geadas leves e moderadas no Paraná, no Mato Grosso do Sul, em Minas Gerais e em São Paulo.

No mesmo período pode nevar nas regiões gaúchas dos Campos de Cima da Serra e de Aparados da Serra, no centro catarinense e no Planalto Sul paranaense. 

Edição: Felipe Mendes