Mobilização

Trabalhadores do Metrô fazem assembleia para decidir sobre greve em São Paulo

Categoria aponta intransigência da companhia em negociação e pode parar na quarta-feira (18)

São Paulo |
Metroviários podem entrar em greve nesta quarta (18) - Rovena Rosa/Agência Brasil

Os metroviários de São Paulo vão realizar assembleia nesta terça-feira (17) para confirmar ou não a realização de uma greve amanhã (18). O sindicato da categoria aponta que a mobilização é uma resposta à intransigência do Metrô em negociar com os trabalhadores.

"Em duas rodadas de negociação, o Metrô não aceitou discutir as principais reinvindicações dos metroviários. Descartou a possibilidade de procurar diminuir a injustiça que impera hoje na empresa, onde existem inúmeros casos de trabalhadores que desempenham as mesmas funções, mas recebem salários diferentes", diz nota do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, fazendo referência a uma das reivindicações, a isonomia salarial.

De acordo com a entidade, a companhia também não aceitou discutir o pagamento das Participações nos Resultados dos anos de 2020, 2021 e 2022. "Os metroviários querem negociar com a empresa e pedem mais reuniões de negociação. A empresa, no entanto, marcou apenas duas datas e, até o presente momento, se recusa a agendar mais reuniões", destaca a entidade.   ::Concessão tucana da linha 4 do Metrô tem tarifa real de R$ 5,21 por passageiro::

Reajuste salarial Os trabalhadores do Metrô reivindicam, entre outros pontos, reajuste salarial de 20% para repor as perdas inflacionárias nos últimos dois anos e também reposição nos vales alimentação e refeição.

"Na prática, o que eles ofereceram pra gente? O IPC da Fipe do último ano. Só que, além deste índice, que é de 12,26% de maio do ano passado a abril deste ano, eles estão nos devendo a inflação de 2019 e 2020, que não recebemos. E o aumento dos preços da cesta básica foi muito maior, por isso estamos pedindo o aumento dos vales refeição e alimentação", aponta o coordenador do Sindicato dos Metroviários Altino de Melo Prazeres Júnior, em entrevista a Rodrigo Gomes, no Jornal Brasil Atual.

::O que está em jogo na privatização do Metrô de BH::
Desde o meio-dia de hoje os metroviários promovem um tuitaço para buscar uma negociação com a companhia usando as hashtags #RodrigoGarciaNegocieJá e #StepJá. "Se o Metrô não negociar, nós vamos parar! O direito dos metroviários e metroviárias precisa ser garantido. Nossa Campanha Salarial é justa e merece ser atendida!", publicou o perfil oficial do Sindicato dos Metroviários na rede social. 

 

Edição: Glauco Faria