Se liga

Dia Mundial de Doação de Leite Humano: como doar?

Todas as mulheres que não estão fazendo uso de medicamento incompatível com a amamentação podem doar

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Segundo a Unicef, apenas 40% das crianças menores de seis meses são alimentadas exclusivamente com leite materno
Segundo a Unicef, apenas 40% das crianças menores de seis meses são alimentadas exclusivamente com leite materno - Elza Fiuza / Agência Brasil

O Ministério da Saúde lançou, na última terça-feira (17), a Campanha Nacional de Doação de Leite Materno 2022. Com o tema “Doe leite materno e receba a gratidão de uma vida”, o objetivo da campanha é avançar na sensibilização do tema. 

Continua após publicidade

A doação é um processo seguro para a mãe e para o bebê. Ao chegar ao banco de coleta, o leite passa por todo um processo de limpeza e descontaminação. Todas as mulheres que não estão fazendo uso de medicamento incompatível com a amamentação podem participar da campanha.  

Para isso, é necessário fazer a coleta do leite em casa e depois encaminhá-lo para um banco de coleta mais próximo. No site da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que integra a campanha, é possível localizar um Banco de Leite Humano de acordo com a sua localidade,

Clique aqui e confira a lista com 255 bancos de leite em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, além de 217 pontos de coleta que integram a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança e Aleitamento Materno (PNAISC).

Leia também: Amamentação e aleitamento materno: um benefício para mãe e bebê 

Como fazer a coleta? 

A Fiocruz preparou um manual de como fazer a coleta de leite em casa. Confira:  

1) Prepare o frasco

- Escolha um frasco de vidro com tampa plástica, como os de café solúvel ou maionese; 

- Retire o rótulo e o papelão que fica sob a tampa e lave com água e sabão, enxaguando bem; 

- Em seguida, coloque em uma panela o vidro e a tampa, e cubra com água, deixando ferver por 15 minutos (conte o tempo a partir do início da fervura); 

- Escorra a água da panela e coloque o frasco e a tampa para secar de boca para baixo em um pano limpo; 

- Deixe escorrer a água do frasco e da tampa. Não enxugue; 

- Você poderá usar quando estiver seco. 

2) Retire o leite materno  

- Escolha um lugar limpo, tranquilo e longe de animais;  

- Prenda e cubra os cabelos com uma touca ou lenço; 

- Evite conversar durante a retirada do leite ou utilize uma máscara ou fralda cobrindo o nariz e a boca; 

- Lave as mãos e antebraços com água e sabão e seque em uma toalha limpa. 

- Massageie as mamas com as mãos espalmadas começando na aréola (parte escura da mama) e, de forma circular, abrangendo toda mama. O ideal que o leite seja retirado de forma manual;

- Primeiro coloque os dedos polegar e indicador na borda da aréola (parte escura da mama); 

- Firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo; 

- Comprima suavemente um dedo contra o outro, repetindo esse movimento várias vezes até o leite começar a sair; 

- Despreze as primeiras gotas e inicie a coleta no frasco. 

3) Armazene o leite coletado 

O frasco com o leite retirado deve ser armazenado no congelador ou freezer. Na próxima vez que for retirar o leite, utilize outro recipiente esterilizado e, ao terminar, acrescente este leite no frasco que está no freezer ou congelador, mas não encha o frasco até a borda do frasco. Procure deixar um espaço de dois dedos abaixo da tampa. O leite pode ficar armazenado congelado por até 15 dias.  

4) Leve ao banco de leite humano mais próximo ou solicite a coleta domiciliar 

Depois de coletado e congelado, entre em contato com o banco de leite humano (BLH) mais próximo de sua residência. Pode ser que você precise levar o pote pessoalmente, mas diversos BLHs possuem em sua rotina de trabalho a coleta domiciliar, ou seja, há um veículo disponível para ir até a casa das doadoras para recolher o leite doado. Alguns contam com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar para realizar a tarefa, outros com carros das secretarias de saúde, próprios da instituição mantenedora e até mesmo motos para o transporte da sua doação. 

Leia também: Brasil retrocede no controle da mortalidade infantil; 2 a cada 3 mortes de bebês são evitáveis

Doação no Brasil 

Em 2021, houve um aumento de 7% no volume de doações em relação a 2020. De janeiro a dezembro do ano passado, foram distribuídos 168 mil litros de leite para 237 mil recém-nascidos. Em termos absolutos, no entanto, o quantitativo representa apenas 55% da necessidade por leite humano no Brasil.   

“Nos últimos 20 anos, foram mais de 3,2 milhões de litros de leito coletados. A campanha busca sensibilizar todas as mães doadoras do Brasil a realizar esse ato de bondade. A doação é um ato individual, mas sem dúvida nenhuma, traz um benefício para todos”, afirma o secretário executivo do Ministério da Saúde, Daniel Pereira. 

Para a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, "o leite humano é a 1ª vacina que a criança recebe. Nestes tempos que estamos dedicando às vacinas que nos permitirão superar essa grave crise sanitária, devemos lembrar da importância do leite humano”. 

Na mesma linha, Cristina Albuquerque, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), afirmou que a campanha deve sensibilizar toda a sociedade brasileira, envolvendo tanto homens quanto mulheres, para que a campanha chegue mais longe.  

“Temos não só que avançar nesta sensibilização para a doação do aleitamento materno, porque sem ele não há doação, e envolver não só as mulheres. Aqui o Unicef está trabalhando cada vez mais com a ideia de parentalidade”, disse a representante do Unicef. 

O Dia Mundial de Doação de Leite Humano é celebrado nesta quinta-feira (19) com a proposta de promover o aleitamento materno e destacar a importância da doação de leite para os bancos de coleta.  

Edição: Daniel Lamir