IMUNIZAÇÃO

Fiocruz mostra preocupação com estagnação da vacinação contra a covid-19 no Brasil

Relatório mostra que terceira dose nos grupos mais jovens segue abaixo da média considerada satisfatória

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Pesquisadores da Fiocruz destacaram que cobertura em todos os estados brasileiros continua bastante heterogênea - Tânia Rêgo/Agência Brasil

Na nova edição do Boletim do Observatório Covid-19, divulgado nesta quinta-feira (19), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) reforçou a preocupação com a estagnação do crescimento da cobertura vacinal na população adulta, além da desaceleração da imunização entre os idosos.

O relatório aponta que, na população acima de 25 anos, a cobertura no território nacional para o esquema vacinal completo (duas doses ou dose única, quando for o caso) é de 80%. No entanto, a aplicação da terceira dose segue abaixo da média considerada satisfatória. Os índices vão de 25,2% (na faixa de 18 a 19 anos) a 63,9% (55 a 59 anos).

Leia mais: Metade dos pacientes com covid tem sequelas que passam de um ano, revela Fiocruz

Em relação à quarta dose, aplicada primeiramente em pessoas idosas, a cobertura é de apenas 17,7% na faixa etária de 80 anos ou mais; 12,4% na faixa de 75 a 79 anos; 12% para a faixa de 70 a 74 anos; 6,4% de 65 a 69 anos; e 3,4% de 60 a 64 anos. 

Os pesquisadores do Observatório destacam ainda que a cobertura vacinal nos estados brasileiros continua heterogênea – ou seja, alguns estados vacinam mais que outros. 

Casos e óbitos

O Boletim da Fiocruz informa que, nas últimas três Semanas Epidemiológicas (SE), período de 24 de abril a 14 de maio, foram registrados cerca de 16 mil casos e 100 óbitos diários, o que corresponde a uma taxa de letalidade de 0,7%, ou seja, os menores valores estáveis desde o início da pandemia.  

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda