Eleições 2022

Lula e Kalil fecham aliança em MG; PT deve indicar candidato a vice ao governo

Kalil lmpulsiona sua candidatura ao governo e Lula ganha importante palanque no segundo maior colégio eleitoral do país

|
A parceria já tem até jingle pronto - Ricardo Stuckert / Divulgação

O martelo foi batido. PT e PSD chegaram a um acordo para aliança eleitoral em Minas Gerais e, desta maneira, o pré-candidato ao governo do estado Alexandre Kalil, que é ex-prefeito de Belo Horizonte (MG), terá o apoio oficial dos petistas e do ex-presidente Lula (PT)

O acordo, anunciado nesta quinta-feira (19) pelo deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), que costurou a aliança, prevê que o PT indique o candidato a vice para compor a chapa com Kalil. Tudo indica que isso vá de fato acontecer, já que o até então pré-candidato a vice do PSD, Agostinho Patrus, compartilhou a postagem de Lopes sobre o anúncio e confirmou que vai abrir mão de sua pré-candidatura. 

"Tudo certo! Lula e Alexandre Kalil juntos em Minas Gerais", escreveu o deputado petista. "Ganham Minas e o Brasil", respondeu Patrus. 

 

O acordo foi ratificado pelo próprio Alexandre Kalil, pelo Twitter. A parceria, inclusive, já tem jingle de campanha.

 

O fator principal que estava travando as negociações seria a candidatura ao Senado. Os dois pretendentes à única vaga, no caso, seriam o deputado federal Reginaldo Lopes (PT) e o senador Alexandre Silveira (PSD), que tentará reeleição. Também foi ventilada nos bastidores a possibilidade de uma “candidatura dupla”.

Pesquisas mostram que, quando o nome de Kalil é associado a Lula, suas intenções de voto disparam para o governo de Minas Gerais. O ex-prefeito de Belo Horizonte já afirmou, inclusive, que votará no petista para a presidência "com ou sem aliança".