Rio de Janeiro

FRENTE FRIA

Onda de frio no Rio antecipa campanhas de acolhimento e arrecadação de agasalho

Postos da Prefeitura do Rio passaram a funcionar 24h para encaminhar pessoas em situação de rua a abrigos públicos

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Secretaria Municipal de Assistência Social antecipou em mais de um mês a Campanha do Agasalho; unidades do CRAS recebem doações - Fernando Maia/Prefeitura do Rio

Com a queda brusca nos termômetros do Rio de Janeiro, campanhas de acolhimento à população em situação de rua e arrecadação de agasalhos precisaram se antecipar à chegada do inverno. Nesta quinta-feira (19), a temperatura pode atingir a mínima de 11°C, segundo o sistema de monitoramento Alerta Rio.

Leia mais: Com alta dos preços, famílias têm que substituir alimentos por outros de qualidade inferior

Três pontos de atendimento da Prefeitura do Rio começaram a funcionar 24 horas por dia para acolher e encaminhar pessoas a abrigos municipais. São eles: os Centros de Referência Especializados (Creas) Maria Lina de Castro Lima, no Flamengo, e Zilda Arns Neumann, em Campo Grande, e o Centro Pop Bárbara Calazans, na região central do Rio. As unidades oferecem alimento, água, roupas, calçados e cobertores.

As unidades do CRAS abertas 24h também recebem doações de cobertores, mantas, roupas de frio, material de higiene e limpeza. Confira os endereços no final da matéria. A Campanha do Agasalho está sendo lançada cerca de um mês antes do registrado em anos anteriores para atender a demanda.

Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, o município conta com 2.600 vagas em abrigos nas redes pública e conveniada. Durante a campanha serão abertas mais 166 vagas, que devem ser ampliadas em parcerias com ONGs e a sociedade civil como escola Império Serrano, que vai disponibilizar sua quadra em Madureira, na Zona Norte.

Onde doar para a Campanha do Agasalho:

Creas Maria Lina de Castro Lima - Rua São Salvador, 56, Flamengo

Creas Zilda Arns Neumann - Rua Cândido Magalhães, 88, Campo Grande

POP Bárbara Calazans - Rua República do Líbano, 54, Centro

Edição: Clívia Mesquita