Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

eleições 2022

PT, PSB, PCdoB, PV, Rede, Psol e Solidariedade avançam em diálogo por ampliação de frente

Integrantes de partidos da chapa Lula-Alckmin se reúnem para buscar novos apoios

23.maio.2022 às 20h00
Redação
|Rede Brasil Atual

Lula e Alckmin reunidos com dirigentes de partidos que compõem a chapa para as eleições presidenciais - Ricardo Stuckert

Os pré-candidatos a presidente e vice Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) participaram nesta segunda-feira (23) de reunião com lideranças do PV, PCdoB, Rede, Psol e Solidariedade. O objetivo do encontro foi avaliar pesquisas, possibilidades de alianças e da formação de uma frente ampliada para derrotar Jair Bolsonaro em outubro. O diretor do Instituto Vox Populi, Marcos Coimbra, participou do encontro.

Lula destacou o encontro inédito de representantes das sete legendas que estão juntas para a eleição, considerada como a mais importante desde a redemocratização do país. Em nenhuma outra eleição, avaliou o ex-presidente, ele teve o conjunto de partidos com os quais está se sentando à mesa no momento, em busca de uma construção coletiva. A avaliação é de que as pesquisas mostram estabilidade e consolidação do perfil de quem vota em Lula e Bolsonaro. Desse modo, configura-se, segundo a deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, algo novo em relação à eleições anteriores.

Apesar do cenário de estabilidade, ao lado de dirigentes das outras legendas, Gleisi afirmou a jornalistas que todos sabem que batalha será “dura”. “Sabemos como o outro lado joga com fake news, violência e tentativa de mudar de foco sobre o essencial”, disse, em entrevista coletiva. E o essencial, segundo todas as pesquisas, é o fracasso da condução da economia, com desemprego, inflação, volta da miséria e agravamento das desiguladades.

Para fazer frente à estratégia bolsonarista, Gleisi disse que a resposta é “estar atentos e alertar a população de que tudo que vem de Bolsonaro é mentira”. “Espero que as instituições tomem medidas firmes (sobre fake news). Queremos falar com TSE sobre Telegram. Vão ter regras ou vai ser terra de ninguém? Vai poder falar o que quiser e como quiser?”

Ampliar a unidade

“Porque tem um momento em que nós somos vítimas, mas depois as vitimas passam a ser as instituições, como estão sendo o TSE e o STF. Então eles também têm responsabilidade”, acrescentou. A presidenta do PT lembrou que o TSE já se reuniu com WhatsApp, que melhorou a questão de divulgação de informações falsas. “Mas com o Telegram não tem. Nos preocupa”.

Segundo ela, os dirigentes discutiram a unidade e a ampliação do movimento Vamos Juntos pelo Brasil, em busca de partidos e lideranças dispostos a trabalhar pela “democracia contra o autoritarismo, civilidade contra incivilidade”.

Gleisi também falou sobre economia e admitiu que o grupo tem conversado com “todos os (economistas) que estão pensando mais ou menos como a gente na retomada do desenvolvimento”. Entre esses, inclusive, Persio Arida e André Lara Resende, “responsáveis pelo embrião do Plano Real”.

Avante, Pros, MDB e PSD

Os partidos com os quais a frente procura diálogo mais imediato são Avante, Pros, PSD e MDB. “Com o PSD é com Kassab diretamente”, esclareceu a petista. A deputada reconheceu ser difícil um acordo com o PSD já para o primeiro turno devido à “dinâmica nos estados”, termo usado por Gilberto Kassab. “Com o MDB é o mesmo problema”, embora esse partido, no Nordeste, tenha “muita simpatia pela candidatura de Lula”. “Mas o MDB tem candidata, a senadora Simone Tebet, que a gente respeita”, ressalvou. Sobre a saída de João Doria da disputa, anunciada pouco antes, ela respondeu que não lhe cabe avaliar.

Gleisi também foi perguntada sobre Ciro Gomes. “Temos de respeitar a candidatura. Não é verdade que estamos pressionando o PDT. Claro que queríamos ter o PDT nesse campo, pelas posições semelhantes, mas respeitamos.”

Segundo a deputada, os representantes dos partidos que declaram apoio à chapa PT-PSB não chegaram a considerar os números de Ciro Gomes nas pesquisas, tampouco cenários sem o pedetista.

Pelos partidos, participaram do encontro, além de Lula e Alckmin, Paula Coradi (da executiva do Psol), Paulinho da Força (presidente do Solidariedade), Luciana Santos (presidente do PCdoB), Gleisi (PT), Carlos Siqueira (presidente do PSB), Wesley Diógenes (porta-voz da Rede) e José Luiz Penna (presidente do PV).

Conteúdo originalmente publicado em Rede Brasil Atual
Tags: alckminlulapsbpsolptredesolidariedade
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

INOVAÇÃO

Rede de universidades desenvolve medicamentos a partir do veneno de cobra e de uma planta do litoral

Lutar não é crime

Após quase 40 dias, militantes baianos do MAB seguem presos no Rio de Janeiro (RJ)

Previsão

Inmet emite alerta laranja para queda de temperatura em vários estados

Resposta

Irã dispara mísseis contra base militar dos EUA no Catar e no Iraque

Artigo

Gaza e Irã mostram que dominação dos EUA não está no fim e só cairá com mobilização popular global

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.