não perca o prazo

Inscrições para o Encceja estão abertas e vão até 4 de junho

Exame certifica pessoas que não concluíram os estudos, possibilitando o acesso ao ensino superior

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

É também durante o período de inscrições que o estudante deve fazer a solicitação de atendimento especializado e a solicitação para tratamento pelo nome social - Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Para quem não concluiu o Ensino Fundamental ou Médio e deseja obter uma certificação para cursar o ensino superior ou técnico, o Inep abriu nesta terça-feira (24) as inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As inscrições ficam abertas até o dia 4 de junho e podem ser feitas no site do Encceja.

A prova, que deve ser aplicada em todos os estados e no Distrito Federal no dia 28 de agosto deste ano, tem o objetivo de certificar pessoas que não concluíram os estudos. Para realizar o exame e obter a certificação do ensino fundamental, o estudante deve ter, no mínimo, 15 anos. Já para o ensino médio é necessário ter 18 anos ou mais. 

É também durante o período de inscrições que o estudante deve fazer a solicitação de atendimento especializado, como por exemplo, para pessoas com deficiências, idosos, gestantes ou lactantes. A solicitação para tratamento pelo nome social também deve ser feita neste mesmo período. 

A edição do Encceja que estava prevista para ocorrer no ano passado foi cancelada devido à pandemia da Covid-19. Sendo assim, na edição deste ano, quem se inscreveu e não compareceu à prova do Encceja 2021, não necessita justificar a ausência. 

O exame é voluntário e gratuito. O edital desta edição foi divulgado no Diário Oficial da União no último dia 16 de maio.

Prova ocorre no dia 28 de agosto

O exame do Encceja é composta por quatro provas objetivas contendo 30 perguntas de múltipla escolha cada, totalizando 120 questões. Além disso, é necessário fazer uma redação manuscrita de texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas, semelhante à redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Para o ensino fundamental as quatro provas são: ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física e redação; e história e geografia. 

Já para o ensino médio as provas possuem temáticas semelhantes ao Enem, ou seja: ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; e ciências humanas e suas tecnologias. 

Todas as provas serão aplicadas no mesmo dia, em turnos de manhã e à tarde. A abertura dos portões será às 8h da manhã e às 14h30, conforme o horário oficial de Brasília.

Dados da Educação de Jovens e Adultos no Brasil

De acordo com o Censo da Educação Básica de 2020, o número de matrículas da Educação de Jovens e Adultos diminuiu 8,3%, chegando a 3 milhões em 2020. Essa queda foi de 9,7% nas matrículas de nível fundamental e de 6,2% nas matrículas de nível médio.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2019, cerca de 46,6% da população de 25 anos ou mais havia completado o ensino fundamental ou equivalente. Deste total, apenas 27,4% tinham o ensino médio completo e 17,4%, haviam completado o ensino superior. 

Edição: Rodrigo Durão Coelho