pagamento

Segunda parcela do 13º para aposentados e pensionistas começa a ser paga nesta quarta (25)

O pagamento prioriza aquelas pessoas que recebem do INSS o valor de um salário mínimo

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Para consultar o valor a ser recebido, você pode entrar em contato por telefone com a Central de Atendimento do INSS pelo número 135 - Carl de Souza/AFP

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai iniciar o pagamento da segunda parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas nesta quarta-feira (25). A primeira parcela foi liberada pelo Instituto no mês de abril e beneficiou 31 milhões de segurados. 

O pagamento, que será efetuado até o dia 7 de junho, prioriza aquelas pessoas que recebem do INSS o valor de um salário mínimo (R$ 1.212), que representam 60% dos aposentados e pensionistas cadastrados. O valor vai cair na conta juntamente com o pagamento regular do mês de maio. 

Para consultar o valor a ser recebido, você pode entrar em contato por telefone com a Central de Atendimento do INSS pelo número 135. O atendimento neste canal está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. 

Mas se preferir, pode também acessar o site Meu INSS ou baixar o aplicativo Meu INSS para seu smartphone ou tablet. No momento da consulta é necessário informar dados cadastrais do segurado, como o número do CPF.

Ao todo, com a primeira e a segunda parcela pagas, serão R$ 56,7 bilhões destinados a cerca de 36 milhões de pessoas, que recebem agora a segunda metade do valor. 

É importante lembrar que quem recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC) não tem direito ao 13º salário.

Em março deste ano foi assinado o decreto que garante a antecipação do pagamento do 13º salário para o mês de maio e junho. Desde 2020, por conta da pandemia da Covid-19, estes pagamentos que antes ocorriam em agosto e dezembro, estão sendo antecipados.

Confira abaixo o calendário de pagamento dos benefícios, conforme número final do cartão do beneficiário e o valor a ser recebido.


A segunda parcela do 13º salário do INSS será paga juntamente com o calendário de pagamento de maio/2022 / Meu INSS

 


Pagamento para pessoas que recebem mais que um salário mínimo será feito entre os dias 1º e 7 de junho de 2022 / Meu INSS

Edição: Daniel Lamir