IMPUNIDADE

Chacina de Unaí (MG): “O sentimento é de ferida aberta”, afirma viúva de vítima

Antério Mânica, acusado de ser mandante do assassinato de três auditores fiscais, volta a julgamento nesta semana

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |

Ouça o áudio:

Familiares e colegas das vítimas protestam durante julgamento - Foto: Reprodução | Sinait

Acusado de ser um dos mandantes da Chacina de Unaí, Antério Mânica voltou a julgamento nesta semana. A audiência começou na terça-feira (24), às 8h30, no Tribunal do Júri da Justiça Federal, em meio a protestos de familiares das vítimas e auditores fiscais.

O ex-prefeito de uma da maiores cidades do noroeste de Minas Gerais é acusado de ser mandante do assassinato dos auditores fiscais do trabalho, Nélson José da Silva, João Batista Soares Lage e Eratóstenes de Almeida Gonçalves, e do motorista Aílton Pereira.

Viúva de Nelson, Helba Soares contou ao Brasil de Fato MG, que a expectativa é de que Antério seja novamente condenado.  

“O que a gente espera hoje é que ele tenha a mesma sentença. No mínimo 100 anos de prisão”, enfatiza. “O sentimento nosso é de ferida aberta. São 18 anos lembrando todos os dias que ainda não foi feita a justiça pela morte dos quatro”, lamenta Helba.

18 anos do crime

O crime aconteceu no dia 28 de janeiro de 2004, na zona rural de Unaí (MG). Na ocasião, os auditores fiscalizavam a existência de situações de trabalho análogas à escravidão em fazendas pertencentes à  família Mânica.

Saiba mais: Mandantes da Chacina de Unaí podem ter prisão decretada 15 anos após o crime

Em 2015, Antério Mânica, junto ao irmão Norberto Mânica e aos empresários do agronegócio Hugo Alves Pimenta e José Alberto de Castro, foi condenado a cem anos de prisão. 

Alegando serem réus primários, todos recorreram da decisão em liberdade. No julgamento dos recursos, em 2018, a Justiça definiu por anular a condenação de Antério e realizar um novo julgamento. 

Dinheiro e impunidade

Após quase duas décadas sem a responsabilização pelo crime, a avaliação do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait) é de que a anulação da condenação do ex-prefeito transmite uma mensagem de impunidade.

:: MG: Chacina de Unaí completa 18 anos, e mandantes do crime ainda estão soltos ::

“A única razão que explica a anulação foram as manobras processuais, garantidas pelo pagamento de advogados de bancas reconhecidas no país. Se compararmos essa situação a uma realidade em que o criminoso fosse um cidadão comum, que vive de seu salário, certamente o desfecho não demoraria tanto”, afirma Carlos Silva, vice-presidente do Sinait, ao Brasil de Fato MG.

Já o vice-presidente do Sinait, contou que o sindicato é procurado pelas famílias como ponto de apoio emocional. 

“[Os familiares] choram, sofrem, lamentam e se angustiam com a situação. [O crime] interrompeu a convivência esperada das famílias. Os filhos não puderam contar com a presença dos pais em sua formação”, completa.

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Elis Almeida