dois registros

Argentina confirma primeiros casos de varíola dos macacos na América Latina

Pessoas estão tratando os sintomas e estão sob observação; Espanha se torna epicentro da doença

|
Imagem microscópica de amostra de pele humana atacada pelo vírus da varíola dos macacos - ©Cynthia S. Goldsmith / Centro de controle e prevenção de Doenças / AFP

O Ministério da Saúde da Argentina confirmou nesta sexta-feira (27/05) dois casos de varíola dos macacos no país. O mais recente é de um residente da Espanha em visita à província de Buenos Aires e sem ligação com o primeiro caso detectado.

"O estado geral do paciente é bom, ele está isolado e recebendo tratamento sintomático. Seus contatos próximos estão sob rigoroso acompanhamento clínico e epidemiológico, sendo todos assintomáticos até o momento", informou o comunicado da pasta.

Trata-se dos dois primeiros casos da doença viral na América Latina. O segundo paciente, que apresenta lesões ulcerativas sem outros sintomas associados, chegara à Argentina na última quarta-feira, apresentando os primeiros sintomas no dia seguinte.

O resultado da reação de amplificação por PCR da amostra retirada deste segundo caso foi positivo, o que confirmou "infecção por poxvírus pertencentes ao grupo eurasiano-africano do gênero Orthopox”, informou o Ministério. O resultado foi consistente com a observação feita por coloração negativa por microscopia eletrônica de transmissão, onde foram detectadas partículas virais do referido gênero viral.

Espanha como epicentro

A Espanha tem se revelado um epicentro da varíola dos macacos na Europa, com 98 pacientes confirmados até a sexta-feira, superados pelos 106 do Reino Unido. Portugal apresentou 74 casos, havendo também registros da infecção na Alemanha, França, Itália, Estados Unidos, Canadá e Austrália, entre outros.