Pernambuco

TEMPESTADES

Chuvas deixam centenas de desabrigados e causam mortes em Pernambuco

Em alguns municípios foram registradas nas últimas 24h cerca de 195mm de chuva; Defesa Civil confirmou 25 mortes

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Um dos bairros do Recife mais atingidos até o momento é o Ibura (foto), onde foram confirmadas 18 mortes - Reprodução

Devido às fortes chuvas que acometem o Recife, Região Metropolitana e Litoral Norte desde a noite da última sexta-feira (27), muitos casos de soterramento, deslizamentos de terra, pontos de alagamento e mortes foram registradas em Pernambuco.

Já havia a expectativa de fortes chuvas. Na tarde da sexta (27) a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) emitiu um aviso meteorológico de estado de alerta, quando há risco muito alto de chuvas, para a Zona da Mata (Norte e Sul), Região Metropolitana do Recife e Agreste.

 

Foram registrados deslizamentos de terra no Recife, Olinda, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e São Lourenço da Mata. O município de Paulista decretou estado de calamidade pública e a secretária de defesa civil, Jordana Costa, afirmou que nas últimas 24h foram 195mm de águas.

Em pronunciamento, Suzana Montenegro, presidenta da APAC, afirmou que a central de monitoramento aponta que até a manhã do domingo há previsão de chuvas moderadas à fortes, com possibilidade de acumular até 100mm de chuva.

A equipe de hidrologia que faz o monitoramento dos rios aponta cota de inundação em São Lourenço da Mata e alerta para o município de Paudalho. Quanto aos reservatórios, está até o momento a situação é de estabilidade.

Mortes

Defesa Civil de Pernambuco confirmou que, só neste sábado, são 25 mortes ligadas às chuvas no Grande Recife. E projeta que número deve aumentar.

Até o momento, a Prefeitura do Recife confirmou 5 mortes no município: duas na Zona Norte, de um homem de 18 anos no Córrego do Jenipapo e uma pessoa em Sítio dos Pintos e duas crianças de 2 e 5 anos no bairro de Lagoa Encantada, na zona sul da cidade.

Em nota, a UPA do Ibura divulgou 18 pessoas mortes por deslizamentos. Como a unidade de saúde atende a população do Recife e Jaboatão dos Guararapes, não se sabe ao certo quantas pessoas especificamente de cada cidade.

Em Camaragibe, Região Metropolitana, foram confirmadas as mortes uma mãe e seus dois filhos.

No município de Itapissuma, litoral norte do estado, foram 255mm de chuva nas últimas 12h horas. No entanto, não há uma equipe estruturada de Defesa Civil na cidade, não contendo equipamentos, equipes ou veículos. Em casos de chuva, podem ser acionadas a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (CODECIPE) ou a Defesa Civil do Recife.

Desalojados e desabrigados

O Governo de Pernambuco confirma que, até o momento, há 516 pessoas desalojadas e 249 desabrigadas no estado. O somatório é feito a partir dos dados repassados pelos municípios.

Diversas escolas e creches municipais estão sendo utilizados como abrigo para famílias desabrigadas. Abaixo a lista desses locais:

Escola Célia Arraes

R. José Noya - Várzea, Recife - PE, 50810-360

Creche Municipal Rosa selvagem

R. Cabo Luís Augusto, 108 - Várzea, Recife - PE, 50970-330

Diná Oliveira

R. São Mateus - Iputinga, Recife - PE, 50680-000

Escola Municipal Casarão do Barbalho

Estr. do Barbalho, nº 131 - Iputinga, Recife - PE, 50690-000

Creche da Torre

 R. Cantora Clara Nunes, nº 395 - Torre, Recife - PE, 50711-550

Escola Municipal Padre José Mathias Delgado

R. Dr. Devaldo Borges - Jardim São Paulo, Recife - PE, 50910-390

Escola Municipal de Água Fria

 R. dos Craveiros, 441 - Campina do Barreto, Recife - PE, 52121-370

Escola Municipal São Cristóvão, Guabiraba

R. Cassiterita, 395 - Guabiraba, Recife 

EM Marluce Santiago da Silva, Passarinho

Av. Concris, S/N - Passarinho, Recife

Escola Municipal Alto da Bela Vista - Alto da Bela Vista

R. Alto da Bela Vista, nº 180 - Totó, Recife

Creche Miguel Arraes, Roda de Fogo

 Av. Inácio Monteiro, 33 – Torrões, Recife

Creche Santa Luzia, Torre

R. Souza Bandeira, S/N – Torre, Recife

Escola Municipal Paulo VI, Linha do Tiro

R. Guaíra, 200 - Linha do Tiro, Recife

Escola Municipal Maria Sampaio de Lucena, UR01, COHAB/Ibura

Av. Pernambuco - COHAB, Recife

Escola Municipal Poeta Paulo Bandeira, UR 02, COHAB/Ibura

R. Panelas, s/n - COHAB, Recife

Escola Municipal Bola na Rede

Rua Doutor Arthur Orlando de Andrade Bezerra, 100 Guabiraba, Recife

Escola Municipal Poeta Joaquim Cardozo, Córrego da Areia

R. Córrego da Areia, nº 7636 – Macaxeira

Escola Municipal André de Mello, Estância

R. Morais e Silva, s/n - Estância, Recife

Escola Municipal Dom Bosco, Jardim São Paulo

Rua Alvenópolis, 600 - Jardim São Paulo, Recife

Ocupação Leonardo Cisneiro – antigo prédio do INSS

Rua Marquês do Recife, 32, Recife.

Solidariedade

No bairro da Várzea, zona oeste do Recife, diversas famílias estão desabrigadas, sobretudo aquelas que vivem nas margens do rio, como é o caso da Comunidade Vila Arraes.

Tereza Cristina é psicopedagoga, moradora da Várzea e constrói o Gris - Espaço Solidário. Ela contou que a situação das famílias é grave, mas que a sede da instituição e algumas escolas municipais estão abertas para abrigo e a quadra da escola, que fica na Rua Amarela, terá um mutirão de sopa. Ela está bastante aflita pois “a situação está bem preocupante, as famílias perderam tudo, tudo você olha da bancada que tem atrás do Gris, como é um primeiro andar e você só vê os telhados”.

O Gris – Espaço Solidário faz ações solidárias de apoio lúdico e psicopedagógico para crianças no bairro da Várzea e a Associação de Moradores da Várzea estão abrigando parte das famílias que tiveram suas casas alagadas e pedem contribuições em forma de dinheiro através do PIX 81982314011 ou doações de colchões, lençóis, mantas e agasalhos.

Focos de alagamento

Através das redes sociais vários vídeos circulam mostrando diversos pontos de alagamento no Recife e na Região Metropolitana. Neles, é possível conferir que o canal da Avenida Agamenon Magalhães que cruza diversos bairros na área central do Recife transbordou e diversos carros ficaram ilhados.


Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu alerta nível vermelho devido à previsão de pancadas de chuvas com intensidade forte ao longo deste sábado (28) / Agência Brasil

No bairro do Coqueiral, zona sul do Recife, o Rio Tejipió transbordou e as águas invadem ruas e avenidas do bairro e a ponte que atravessa o rio está encoberta de água.

NA BR-101, em frente ao CT do Náutico, os carros também não consegue passar devido ao alto nível de água.

Em vídeo registrado dentro do Shopping Recife, mostra trabalhadores com rodos e botas retirando água de dentro do centro de compras que foi alagado.

Governo do Estado

Em pronunciamento na tarde deste sábado (28), o governador Paulo Câmara (PSB) afirmou ter antecipado a “nomeação de 192 bombeiros militares que se juntarão à força-tarefa já em campo ajudando os municípios nessa difícil tarefa diante das chuvas”. Além disso, o governador solicitou o envio de equipamento e de efetivos às Forças Armadas para contribuir no trabalho de buscas e monitoramento aqui no estado.

Em atualização

Edição: Vanessa Gonzaga