Contaminação

Escolas públicas de São Paulo já têm mais de 360 casos de covid confirmados em maio

Número pode ser bem maior, já que levantamento é feito com base em dados fornecidos pelas próprias instituições

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Levantamento é feito a partir de dados enviados pelas escolas ao sindicato - Pedro Ribas/ANPR

Um levantamento feito pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) registrou 362 casos de covid-19 em 55 escolas do estado entre os dias 11 e 30 de maio.

O levantamento é feito com base em informações disponibilizadas por representantes das próprias escolas em um formulário no site do sindicato.  Nem todas as instituições que têm casos confirmados fazem esse registro.

“O dado, parcial, demonstra que esse número pode ser infinitamente maior, considerando que a rede estadual possui 3.700 escolas e que o levantamento depende da informação passada pelos professores às subsedes”, informou a Apeoesp em nota. 

A partir dos dados, o sindicato reforçou a importância do uso de máscara de proteção facial dentro das escolas, além da fiscalização das unidades escolares, notificação de casos e suspensão das aulas nos locais onde houver surtos mais alarmantes.

“O certo seria exigir a entrada na escola com máscara. Tem que ser assertivo. Se o aluno não tiver uma, a escola, o governo tem que dar”, afirmou a presidenta da Apeoesp e deputada estadual Professora Bebel (PT).

Internações aumentam no estado

Segundo levantamento divulgado nesta segunda (30) pelo jornal Folha de S. Paulo, a média móvel de novas internações por covid-19 subiu 74% no estado paulista em 3 semanas. No último dia 6 de maio, eram 176 novas internações diárias. Em 27 de maio, esse número passou para 306.

Edição: Felipe Mendes