ANTIRRACISMO

Fundo Brasil abre inscrições para apoiar coletivos populares liderados por pessoas negras

Edital disponível até 8 de julho vai contemplar ao menos 20 grupos que atuam na defesa dos direitos da população negra

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Período de inscrição para o edital “Enfrentando o Racismo a Partir da Base 2022” vai até o dia 8 de julho - Reprodução

Estão abertas as inscrições para o edital “Enfrentando o Racismo a Partir da Base 2022”, da ONG Fundo Brasil de Direitos Humanos, que vai apoiar grupos e coletivos populares antirracistas com até R$ 50 mil.

Leia mais: 

O objetivo é garantir a sustentabilidade de pelo menos 20 iniciativas lideradas por pessoas negras que atuam no enfrentamento ao racismo. O valor total doado será de R$1 milhão. O edital completo e as instruções para inscrição estão disponíveis no site do Fundo Brasil.

No formulário disponível até o dia 8 de julho é preciso contextualizar a atuação da organização no campo do enfrentamento ao racismo e citar atividades realizadas nos últimos dois anos, por exemplo. Serão contempladas as propostas voltadas para o fortalecimento institucional dos coletivos.

Segundo o Fundo Brasil, o recurso do edital é flexível. Sendo assim, cada grupo proponente tem autonomia para decidir a melhor forma de empregá-lo considerando o objetivo do projeto. O edital é realizado com apoio da Warner/Blavatinik Social Justice Fund. 

O Fundo Brasil é uma fundação sem fins lucrativos, que impulsiona atividades de pessoas e organizações não governamentais voltadas à defesa dos direitos no país por meio de editais públicos, amplamente divulgados, para apoio principalmente a iniciativas de organizações, grupos e coletivos com pouco acesso a outras fontes de recursos.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita