tragédia

Mortes após temporais em Pernambuco já passam de 120; chuva segue, menos intensa, nesta quinta

Previsão é de mais chuvas nos próximos dias; buscas prosseguem e pelo menos duas pessoas estão desaparecidas

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Equipes ainda trabalham para localizar duas pessoas desaparecidas na Região Metropolitana do Recife - Reprodução/Instagram Secretaria de Defesa Social de Pernambuco

Em 24 horas, entre quarta (1º) e quinta-feira (2), mais 20 mortes em decorrência das chuvas foram confirmadas em Pernambuco, elevando o total de vítimas fatais a 126. Os temporais começaram semana passada e, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, nesta quinta ainda deve chover, mas com menor intensidade. A previsão é de mais chuva pelos próximos dez dias, ao menos.

Segundo o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), vinculado à Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco, duas pessoas seguem desaparecidas, uma no município de Camaragibe e outro em Paulista. Mais de 9 mil pessoas estão desabrigadas e buscaram apoio em abrigos públicos em 27 municípios pernambucanos.

O secretário de Defesa Social do estado, Humberto Freire, afirmou que, com a proximidade do fim das buscas por pessoas desaparecidas, a prioridade passa a ser enviar mantimentos, reconstruir construções perdidas e apoiar as famílias diretamente atingidas.

Chuvas prosseguem

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que há riscos, ainda que baixos, de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata de Pernambuco, ao menos até a manhã de sexta (3). As chuvas devem ser menos intensas que nos dias anteriores.

Ainda de acordo com Inmet, há risco de chuva forte no litoral dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.

Como ajudar?

Diversas entidades, coletivos e movimentos estão realizado campanhas de solidariedade. As iniciativas estão captando alimentos, com prioridade para refeições e alimentos prontos para consumo, roupas, agasalhos, colchões e itens de higiene, além de doações em dinheiro.

O Brasil de Fato Pernambuco fez um levantamento de alguns desses locais. Clique aqui para saber mais.

 

Edição: Rodrigo Durão Coelho