Violência

No RJ, menina de 4 anos baleada quando comprava pipoca após a escola segue em estado grave

O tiro atingiu a cabeça da criança que passou por uma cirurgia na madrugada desta quinta-feira (2)

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Familiares de Alice acusam os policiais de não prestar socorro à vítima e pedir para comerciantes da região apagarem imagens das câmeras de segurança - Arquivo pessoal

Uma menina de 4 anos foi baleada na tarde da última quarta-feira (1º), enquanto comprava uma pipoca com a mãe. O tiro atingiu a cabeça de Alice Rocha logo depois que saia da escola, na Rua André Rocha, na Taquara, zona Oeste do Rio de Janeiro. O estado de saúde da menina é grave. 

Continua após publicidade

Na madrugada desta quinta-feira (2), Alice passou por uma cirurgia no Hospital Municipal Miguel Couto e está estável. A mãe de Alice, Andressa Silva Oliveira, de 22 anos, está grávida de três meses.

Leia também: Operações policiais: violência fechou mais de 30 escolas municipais do Rio na última semana

Segundo a Polícia Civil, o tiroteio ocorreu quando agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco) foram verificar uma denúncia de extorsão.

Ao chegar ao local, ainda de acordo com a Civil, a equipe foi atacada por criminosos, e houve confronto. O tiroteio aconteceu na rua André Rocha, perto do viaduto de acesso à Transolímpica.

A Polícia Militar disse que não participou da ocorrência e foi chamada para a UPA depois que a menina deu entrada na unidade de saúde.

Leia mais: "A insegurança está colada nos muros", diz professora sobre tiroteios próximos às escolas no RJ

Familiares de Alice acusam os policiais de não prestar socorro à vítima e pedir para comerciantes da região apagarem imagens das câmeras de segurança.

“Muita ruindade, muita maldade o que fizeram com a minha neta. No momento, a gente só tá pedindo oração por ela. Quero justiça, isso não pode ficar impune, seja milícia, polícia, bandido, seja o que for. Vai ter que pagar por isso, tem muita criança inocente pagando por uma guerra que não é nossa", lamentou Gloria Ferreira, avó da vítima, em entrevista à Band Rio.

Nas redes sociais, um vídeo gravado por testemunhas do caso e divulgado pela Band mostra o desespero da população com os ferimentos de Alice.

 

Durante a ação dos policiais, segundo a Draco uma pessoa foi presa e uma pistola e um carro roubado foram apreendidos.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse