Estreia nesta sexta (03) o curta metragem “Marias: História de Pomba Giras”. O filme será exibido em sessões virtuais até o final de julho.
Em sua sinopse, o filme é descrito como “Três histórias, um só cerne, Marias traz a representação de Maria Quitéria, Maria Padilha e Maria Mulambo, que se fazem livres num misto entre a realidade e a fantasia, saindo dos estereótipos e se entregando à contemporaneidade brutal do século 21.” No elenco, a obra conta com os atores Caio Frankiu, Danielle Chrispim, Sol do Rosário e Paula Moreira.
A autora do texto, Beatriz Marçal, diz que a ideia é que se apresentasse a essência e o orgulho de cada uma das pombas giras presentes na produção. “Pinçando os elementos chaves de uma pesquisa rigorosa fui estruturando as falas e os pontos como uma música, buscando ritmo e melodia nas pronúncias, meu intuito não era montar algo didático, era apresentá-las por elas mesmas”, conta.
O diretor do projeto, Kelvin Kelvin Milarch, explica que a gravação ocorreu em janeiro num terreiro, com preparação e muito estudo. “Contamos ainda com uma palestra dos babalorixás Adriano e Luiz, que contribuíram de forma positiva para o processo, além de cederem o seu barracão de axé para as gravações.”
O curta foi patrocinado pela empresa Orixá Bazar Pingo de Ouro, de Curitiba, que explica a decisão de apoiar o projeto: “Porque somos a favor da multiplicação do conhecimento, da cultura e de propagar nossa religião de forma ampla e clara. Isso porque acreditamos que é o conhecimento que acaba com o preconceito.”
Mais informações podem ser encontradas no site da CIA KÀ de teatro.