DISPUTA DE LIMINARES

Justiça autoriza, e assembleia dá mais um passo para privatização da Eletrobras

Com o resultado, desestatização da estatal segue marcada para segunda (13)

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Funcionários da Eletrobras planejam outras ações para barrar a venda da empresa - Marcelo Camargo /Agência Brasil

Após intensa disputa judicial, uma assembleia de credores de Furnas aprovou nesta segunda-feira (6) uma operação considerada essencial para a privatização da Eletrobras. Com isso, a venda do controle da maior empresa de energia do país segue marcada para a próxima segunda-feira, dia 13.

A assembleia de credores de Furnas aprovou um aporte da empresa na Usina de Santo Antônio, no Rio Madeira, em Rondônia. O investimento extra, de R$ 1,5 bilhão, servirá para reequilibrar as contas da usina e, de quebra, aumentar a participação de Furnas no quadro societário do empreendimento. Essa assembleia era necessária para dar transparência ao aporte e permitir a venda da companhia.

:: Governo marca data para privatização da Eletrobras: 13 de junho ::

Hoje, Furnas tem cerca de 43% do capital da usina de Santo Antônio. Caixa, Cemig, Odebrecht e Andrade Gutierrez têm o restante. Esses sócios não farão aportes na usina. Furnas, então, aumentará sua participação para cerca de 72% do empreendimento.

Como Furnas é uma das subsidiárias da Eletrobras, esse aporte também afeta o projeto de privatização da estatal. Segundo a própria Eletrobras, caso a operação não tivesse sido aprovada pelos credores de Furnas, a desestatização poderia ser interrompida.

:: Privatização da Eletrobras ameaça centro de pesquisa ::

A Associação dos Empregados de Furnas (Asef) tentou barrar a assembleia ao entrar com dois processos na Justiça do Rio de Janeiro. Duas liminares, concedidas no domingo (5) determinaram a suspensão da reunião.  

Leia mais: Homens mais ricos do país agem para privatizar Eletrobras

O encontro estava marcado para às 11h desta segunda-feira (06). Às 10h48, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, anulou as duas liminares e autorizou a assembleia.

O resultado já era esperado pela Asef e por movimentos populares contrários à privatização da Eletrobras. Essas organizações pretendem realizar novas tentativas para evitar a venda do controle da Eletrobras.

As outras ações devem questionar na Justiça erros ou omissões já apontadas pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, sobre o processo. Ele foi o único que se posicionou contra a venda.

:: 160 pesquisadores se manifestam contra a privatização da Eletrobras ::

Do Rêgo afirmou que a Eletrobras está sendo vendida a “preço de banana” por conta da pressa imposta pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) para a conclusão do negócio. Eleito com um discurso privatista, Bolsonaro quer concluir a capitalização da Eletrobras antes da eleição deste ano para demonstrar ao mercado sua capacidade de levar adiante propostas de seu ministro Paulo Guedes para a economia.

Para os movimentos populares, o importante é adiar qualquer movimento sobre privatização para após a eleições presidenciais. Eles acreditam que, caso a Eletrobras não seja vendida agora e Bolsonaro não seja reeleito, a companhia não será mais privatizada.

Leia mais: Juca Abdalla, o banqueiro que lucra com a privatização da Eletrobras e administrará a Petrobras

Isso porque o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pré-candidato líder em todas as pesquisas eleitorais, já afirmou ser contra a venda do controle da Eletrobras. Ciro Gomes (PDT) e outros pré-candidatos de partidos de esquerda também são contra a privatização.

Edição: Thalita Pires