Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

CENTENÁRIA

Festa do Divino: celebração cristã que mostra a partilha e a comunhão em Alcântara (MA)

Os moradores da cidade cedem suas casas para acolher turistas em celebração ao dia de Pentecostes

07.jun.2022 às 10h46
Maranhão, MA
Mariana Castro

O Trilhas do Nordeste foi até o Maranhão para conhecer como acontece a tradicional Festa do Divino Espírito Santo por lá. - Portal do Divino

De raízes religiosas, as festas do Divino Espírito Santo foram trazidas pelos portugueses por volta do século XVI e hoje são realizadas em diversas partes do país. Em cada lugar, elementos populares foram incorporados à festa, como o levantamento de mastros, queima de fogos e a representação de figuras da realeza, como a Imperatriz e o Imperador. 

No Maranhão, essa tradicional festa tem destaque na cidade histórica de Alcântara, a 22 quilômetros da capital São Luís. Em uma mistura de sagrado e profano, a festa centenária acontece ao longo de doze dias, período em que os participantes são tratados como nobres da realeza e oferecem missas e fartas refeições à comunidade, regadas a muita música e bebidas típicas. 

Leia: A diversidade cultural do São João maranhense vai além do bumba meu boi

Cristianismo

“Ela se diferencia e se destaca das demais Festas de Divino tanto do Maranhão quanto de outras partes do Brasil justamente pela quantidade de dias. Ela tem doze dias de duração e durante todos esses doze dias acontecem rituais, celebrações, folias”, explica Haroldo Júnior, chefe da Casa do Divino. “É uma festa totalmente católica, esse é um outro aspecto que a faz diferenciar das demais Festas do Divino. Porque, por exemplo, no Maranhão existem diversas outras festas, mas geralmente elas são realizadas em terreiros de religiões de matrizes africanas”, destaca.

Durante o período da festa, as figuras simbólicas do reinado percorrem as ladeiras com roupas luxuosas e convidam todos para os banquetes e festividades. Outro diferencial apontado pelo festejo realizado em Alcântara é a presença das caixeiras, senhoras idosas com profundo conhecimento dos rituais, que acompanham os cortejos com batidas características e marcam a abertura e o encerramento das cerimônias.

Leia: Festa que marca os festejos juninos no Maranhão, Bumba Meu Boi começa cortejos em todo o estado 

Acolhimento

“Durante esses doze dias reina uma Imperatriz ou um Imperador, que são pessoas da comunidade, escolhidas para esse reinado e essas pessoas escolhem adolescentes que vão representá-los, que são vestidos de príncipes e princesas. É escolhido um grupo de festeiros que são os mordomos. Além da Imperatriz ou do Imperador tem um mordomo-régio, que é uma espécie de vice”, relata Haroldo. 

Apesar da pouca estrutura hoteleira, os turistas são acolhidos pelos próprios moradores em suas casas, reforçando o espírito de partilha e comunhão que dão vida aos festejos. “Cada festeiro dispõe de uma casa que recebe a comunidade durante os doze dias de festa, onde são servidos doces, chocolates, licores, comida, tudo gratuito para a população e os visitantes, no sentido de partilhar o Divino Espírito Santo”, afirma o chefe da Casa do Divino.
 
A Festa do Divino de Alcântara acontece todos os anos na quinta-feira de Ascensão ao Senhor até o domingo de Pentecostes, quando os postos da realeza são entregues aos novos festeiros. Com pouco mais de 20 mil habitantes, a cidade recebe milhares de turistas, que aproveitam para conhecer as belezas naturais de Alcântara, repleta de história e praias paradisíacas. 
 

Editado por: Elen Carvalho
Tags: PERNAMBUCO
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Multilateralismo

O que esperar do próximo Fórum Celac-China e da visita de Lula a Pequim 

Efeito estufa

Brasil pode zerar emissões até 2040, diz Carlos Nobre

AMPLIAR O CONGRESSO?

Dos 12 deputados da Paraíba, só um votou contra projeto que amplia número de cadeiras na Câmara dos Deputados

FALTA DE SEGURANÇA

Morte de passageiro em metrô é resultado da privatização da Linha 5-Lilás, diz presidenta do Sindicato dos Metroviários de SP

Economia Solidária

Festa de Dia das Mães da Economia Solidária acontece neste sábado (10), em Curitiba

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.