POVOS ORIGINÁRIOS

Protagonistas de suas narrativas: jovens indígenas realizam encontro sobre comunicação em SC

Evento reúne mais de 30 jovens até o dia 10 de junho na Aldeia Pirá Rupá, em Palhoça (SC)

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Encontro tem como tema "A comunicação indígena que temos e a comunicação indígena que queremos ter" - Foto: Daniela Huberty/Comin

Mais de 30 jovens indígenas da região Sul do Brasil participam do 1º Encontro de Jovens Comunicadoras(res) Indígenas da Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul), na Aldeia Pirá Rupá, em Palhoça (SC). Com o tema “A comunicação indígena que temos e a comunicação indígena que queremos ter”, a atividade começou no último domingo (5) e segue até a sexta-feira (10).

Continua após publicidade

O encontro tem como objetivo reunir jovens comunicadoras e comunicadores indígenas em um processo de imersão e formação continuada, além de promover um processo de intercâmbio de saberes tradicionais e técnicos. O evento tem apoio da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), do Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN) e do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

Leia também: Daniel Munduruku: Dia dos Povos Indígenas é "mudança de olhar sobre as populações originárias"

“A comunicação indígena tem sido uma fundamental ferramenta de luta, por isso é necessário que, cada vez mais, nós, jovens comunicadores e comunicadoras indígenas, assumamos e demarquemos esse espaço, e que assim possamos ser protagonistas de nossas próprias narrativas”, afirma o coordenador de comunicação da Arpinsul, Yago Kaingang.

A partir do encontro, busca-se consolidar e estruturar uma rede de comunicadoras e comunicadores que possam atuar diretamente em seus territórios e em suas organizações de base. Bem como ecoar suas vozes também para fora desses espaços, narrando suas próprias histórias e lutas, ressalta Yago.

:: BdF Explica | Por que os povos indígenas acusam Bolsonaro de genocídio ::

“Foi diante desse contexto que pensamos na realização do 1º Encontro de Comunicadoras e Comunicadores Indígenas da Arpinsul, para que, através desse momento de imersão e formação, possamos inserir nossos jovens nesse etno espaço que é a comunicação indígena e para que possamos todas, todos e todes juntos somar na luta do movimento indígena nacional e internacional pelos direitos indígenas”, explica.

Programação

Durante os dias do encontro, as jovens e os jovens indígenas participam de oficinas sobre a criação de conteúdo e gestão de redes sociais, fotografia e uso de tecnologias e introdução à transmissão em redes sociais. Também acontece rodas de conversa com as temáticas “Comunicação e Política”, “Comunicação para diversidades e pelas lutas sociais” e “A comunicação indígena que temos e a comunicação indígena que queremos ter”, tema do evento.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Com o intuito de fortalecer o protagonismo indígena, as oficinas e rodas de conversa serão ministradas por pessoas indígenas que já atuam com comunicação em seus territórios ou coletivos. Haverá ainda momentos de acolhimento, falas de lideranças e atos culturais, focando nas especificidades de cada povo presente.

 

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira