convívio harmônico

Programa Bem Viver traz perspectivas dos povos indígenas sobre preservação da natureza

A edição desta quarta (8) também destaca Dia do Oceano e utilização de ervas medicinais para cuidados em saúde

Ouça o áudio:

Povos indígenas defendem convivência harmônica e respeitosa com a natureza para frear mudanças climáticas - Tânia Rego/ Agência Brasil

Medidas para frear as mudanças climáticas que afetam diversas regiões do globo com os chamados desastres naturais são amplamente discutidas por governantes de todo o mundo. 

Enquanto as discussões caminham para acordos que preveem soluções a médio e longo prazo, os povos indígenas mostram, na prática, que um caminho possível é a convivência harmônica com a natureza. 

Em entrevista veiculada no programa Bem Viver desta quarta-feira (8), a cineasta e ambientalista Olinda Yawar Tupinambá, indígena do povo Tupinambá e Pataxó Hã-hã-hãe, reforça a necessidade de sintonia entre os seres vivos que habitam o planeta. 

“A gente precisa estar em harmonia com a natureza. Nós, os seres humanos, precisamos entender que não somos os únicos nesse planeta. Nós fazemos parte de um grande organismo. E para a gente sobreviver, a gente precisa cuidar dessa Terra, dessa biodiversidade, porque existem vários mundos dentro da Mãe Terra”. 

Ecossistema marinho

Outro destaque desta edição é o Dia do Oceano, celebrado em 8 de junho. Para marcar a data, o programa conversa com o biólogo Ronaldo Christofoletti, pesquisador de ciências do mar. Na entrevista, ela destaca os objetivos da Década dos Oceanos, evento global criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e qual o papel do Brasil dentro da iniciativa.

“O Brasil tem que assumir um papel de destaque. Somos um dos países do mundo com a maior linha de costa, são mais de oito mil quilômetros. Existe uma meta de que todos os países possam aumentar as áreas marinhas protegidas, e o Brasil tem passos largos a dar, porque estamos bem abaixo da média que foi colocada globalmente. Mas temos potencial. Existem os dois lados da moeda: temos uma área extremamente importante, mas nós temos que cuidar delas”, ressalta.    

Medicina natural

No quadro Alimento é Saúde, o Bem Viver mostra que as plantas podem ser grandes aliadas da saúde da mulher. Com saberes passados de geração em geração, a ginecologia natural proporciona autonomia e autoconhecimento feminino. 


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize  

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Geisa Marques