Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Cidades

PERIFERIA

Feira comunitária no Morro da Cruz promove geração de renda e cidadania neste sábado (11)

Além de empreendimentos e atividades culturais, será realizada assembleia popular para tratar da falta d'água na região

10.jun.2022 às 15h07
Porto Alegre
Redação

"Está 4° edição da feira está voltada para o dia das mães, de modo que o morador do Morro da Cruz possa comprar o presente para a mãe na sua própria comunidade" - Foto: Reprodução

Mais uma edição da Feira da Rede Comunitária do Morro da Cruz será realizada, neste sábado (11), na região de mesmo nome na Zona Leste de Porto Alegre. Além dos tradicionais empreendimentos comunitários e culturais, a feira contará com oficinas e terá um momento de exercício da cidadania. Será realizada uma assembleia popular com os moradores sobre o cronograma de entrega dos kits caixa d'água.

A atividade é uma promoção da Rede Comunitária do Morro da Cruz, formada por entidades da localidade e movimentos sociais. Inicia às 9h com a comercialização de diversos produtos, como roupas, artesanato e alimentação. Durante a manhã estão previstas oficinas de yoga, de fabricação de temperos, bolos e chás.

Ao meio dia será servido um almoço comunitário e ocorrem apresentações culturais locais. Às 13h30 será realizada uma celebração inter-religiosa de batizado da rua da feira como Rua Marielle Franco, em memória da vereadora carioca assassinada e em homenagem a todas as mulheres que lutam por mais amor e por mais vida.

Na sequência, o bloco "Ai que saudade do meu ex" faz sua crítica social com muita arte e alegria. Além disso, durante todo o dia, estarão abertos espaços de trocas de mudas e sementes e de livros por 1 kg de alimento.

A assembleia popular começa às 15h, para dar encaminhamentos às reivindicações dos moradores do Morro da Cruz que lutam para que a Prefeitura de Porto Alegre instale caixas d’água na região, a fim de aliviar o problema da constante falta de abastecimento.  Será debatido o cronograma de entrega dos kits caixa d'água e das obras estruturais da construção de um novo reservatório de água.

O Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD/RS), uma das entidades que participam da organização do evento, ressalta que “a participação comunitária é de fundamental importância pois é a única forma de exigência das nossas necessidades ao poder público”.


Programação completa da feira / Reprodução

Sobre a Rede

A Rede Comunitária do Morro da Cruz atualmente é constituída por pessoas e entidades que buscam o desenvolvimento social, cultural e econômico local. Sua organização é horizontal e seus espaços de debate e tomada de decisão são através de grupo de Whatsapp e reuniões semanais.

Além do MTD, atualmente a rede é composta pela Associação de Moradores do Morro da Cruz (ACOMUZ), o Centro de Assessoria Multiprofissional e Profissional (CAMP), a Associação de Mulheres Maria da Glória – Horta Comunitária Morro da Cruz; a EMEF Morro da Cruz e EMEF Prof. Judith Macedo de Araújo.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

O Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Editado por: Marcelo Ferreira
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Violência

Favela do Moinho vive mais um dia de violência: ‘É um estado de exceção e de sítio’, diz deputada estadual

MOBILIZADAS

No Recife, mulheres debatem a relação do feminismo com a luta por trabalho digno; assista

Nova liderança

Quem é Andrónico Rodríguez, senador que tem a meta de unificar a esquerda da Bolívia

LUTA ANTIMANICOMIAL

Manifestação em Curitiba denuncia ‘hospícios camuflados’ e verba pública para comunidades terapêuticas

VIOLÊNCIA POLÍTICA

Após ofensas a deputada, Assembleia do Paraná promete endurecer regras e facilitar envio de casos ao Conselho de Ética

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.