Rio Grande do Sul

Jornalismo

Octávio Costa analisa a imprensa brasileira em entrevista ao programa Espaço Plural

Presidente da ABI avalia que aumento de violência contra jornalistas é influenciado por atitudes do presidente

Programa Espaço Plural - Debates e Entrevistas apresenta uma conversa exclusiva com o presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Octávio Costa - Reprodução

Desde o ano passado, o Brasil está na chamada "Zona Vermelha", que inclui os países que oferecem maior risco para o exercício profissional do jornalismo. No último final de semana, mais um jornalista, Lucas Neiva, do Congresso em Foco, foi ameaçado de morte ao expor a tática de produção de fake news em favor de Bolsonaro. Neste cenário, o programa Espaço Plural - Debates e Entrevistas desta segunda-feira (6) fez uma conversa exclusiva com o presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Octávio Costa, para tratar sobre o risco que corre o livre exercício do jornalismo no Brasil.

Octávio Costa inicia a entrevista comentando que no Brasil é evidente que a imprensa é dos grandes grupos empresariais, o que limita a chamada liberdade de imprensa, e lembra que nunca tivemos um grande veículo de esquerda que fosse lido por boa parte da população, como existem na França (Le Monde) ou na Inglaterra (Guardian). Ainda assim, ele analisa que esta piora da situação do jornalismo no nosso país é fruto do atual governo, onde as investidas de Bolsonaro e suas milícias intimidam e atrapalham o trabalho dos jornalistas - “apurar fatos neste governo é um grande risco”, alerta ele.

O presidente da ABI ainda lembra Tim Lopes como exemplo, no sentido de conclamar os jornalistas a exercerem seu trabalho mesmo nas situações adversas. “Mal começou a eleição e os grupos bolsonaristas estão mostrando as armas - e armas mesmo, pois estão armados com armas de fogo”, cita ele, ao lembrar que este ano é compromisso da entidade eleger um governo democrático, pois, apesar da ABI ser apartidária, não é momento de ficar em cima do muro.

Este compromisso perpassa pelo trabalho que os jornalistas terão ao lutar contra as fake news. Ele acredita que não será possível neutralizar as grandes e organizadas investidas dos esquemas de fake news, mas que com o trabalho sério dos jornalistas será possível mostrar o que é fato e o que é fake e atenuar os efeitos desses esquemas. Ele entende que nas eleições de 2018 nem a imprensa e nem os partidos de esquerda estavam preparados para lidar com esse tipo de coisa, mas hoje se vê esperançoso pelas munições que foram preparando neste meio tempo.

Octávio Costa ainda conversou sobre os processos contra jornalistas como forma de intimidação, assédio e abuso, sobre histórias profissionais dele e de colegas e como a atuação de alguns jornalistas durante a Lava Jato foi oportunismo ou acovardamento. Para conferir detalhes, você acessa a hora que desejar o programa nos canais na Rede Estação Democracia, no Facebook ou no YouTube.

 
Espaço Plural, Debates e Entrevistas - Segunda-feira - 06/06/2022

Vamos iniciar a semana com uma entrevista exclusiva. Para conversar conosco sobre o Livre exercício do Jornalismo em risco no Brasil, receberemos o presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Octávio Costa. Contribua financeiramente com a RED. Clique no link: https://pag.ae/7X1Jj8ShJ #democracia #debates #entrevistas #política #economia #cultura #pluralidade #jornalismo #radio #radiotv #radiotvweb #tv #tvweb #rede

Posted by Rede Estação Democracia on Monday, June 6, 2022

 

Gisele Agliardi é Jornalista na Rede Estação Democracia.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Katia Marko