AMAZÔNIA

Indígenas protestam no Vale do Javari e cobram respostas sobre Bruno Pereira e Dom Phillips

Manifestação reuniu representantes de diversos povos em Atalaia do Norte (AM), com cartazes, flechas e faixas

Brasil de Fato | Lábrea (AM) e Brasília (DF) |
Protesto percorreu principais ruas da cidade de Atalaia do Norte (AM) - Divulgação/Varney Thoda Mankuri

Centenas de indígenas protestaram contra o desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, na tarde desta segunda-feira (13). O ato ocorre em Atalaia do Norte (AM), município próximo à Terra Indígena do Vale do Javari.

Representantes de diversos povos estiveram presentes com cartazes, flechas e faixas. Os indígenas percorreram as principais vias da cidade e, ao final da manifestação, se reuniram em uma praça para discursos.

:: PF nega ter achado corpos de Bruno Pereira e Dom Phillips; Bolsonaro cita "indícios de maldade" ::

"Nós pedimos que a Justiça tome providencia para encontrar o mandante para poder pagar pelo crime que ele cometeu contra Bruno Pereira e Dom Phillips", disse o vice-coordenador da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), Thoda Kanamari, ao Brasil de Fato.

"Nós queremos Justiça por Bruno e Phillips, e que o governo nos ajude a proteger nossos territórios. Eles não cumprem seu papel, principalmente a Funai e o presidente atual da Funai nesse governo do Bolsonaro", declarou Delcimar Tamakuri, presidente da Associação dos Kanamari do Vale do Javari (Akavaja).

:: Entidade indígena diz que Funai tenta difamar indígenas e desaparecidos ::

"Precisamos que eles façam a fiscalização, com Forças Armadas, Polícia Federal e Ibama e Exército. Queremos que encontrem nossos amigos mais rápido possível", completou, em declaração enviada ao Brasil de Fato.

"Essa mobilização é por justiça. A manifestação mostra que queremos mais rapidez nesta buscas", afirmou Tamakuri Kanamari, presidente da Associação Kanamari.

Veja fotos e vídeos e leia a repercussão:

Edição: Nicolau Soares