LUTO

Morre João Souza, presidente do Sindicato dos Jornalistas do RS durante o regime militar

Também dirigente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), ele sempre foi um nome referencial na defesa da categoria

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
João Souza passou por muitas redações e se tornou uma referência para a categoria dos jornalistas no RS - Foto: Reprodução/ Facebook ARI

Morreu nesta segunda-feira (13) o jornalista João Borges de Souza. A informação é da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), onde João Souza, como era mais conhecido, exercia a função de diretor. Ele também presidiu o Sindicato dos Jornalistas/RS (Sindjors) durante a ditadura militar, um dos períodos mais difíceis vividos pela profissão.

Souza passou por muitas redações ao longo da vida onde sempre foi uma referência para a categoria dos jornalistas. Entre elas, atuou na Tribuna Gaúcha, Última Hora, Folha da Manhã, Folha da Tarde, Correio do Povo, Rádio Gaúcha e Zero Hora.

Também marcou presença no Coojornal, o jornal da Cooperativa dos Jornalistas de Porto Alegre, e uma das principais publicações alternativas do país no período ditatorial.

O jornalista tinha 87 anos e estava internado no Hospital de Viamão. Segundo a ARI, havia três anos ele sofria com Alzheimer. As despedidas acontecerão das 9h às 14h desta terça-feira (14) no Crematório Municipal, na avenida Oscar Pereira, 584, em Porto Alegre.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira