prato vazio

Combate à fome no Rio Grande do Sul mobiliza parceria entre poderes de estado

Instituições serão os primeiros parceiros da iniciativa, que visa combater a fome e a insegurança alimentar

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Movimento Rio Grande contra fome foi lançado na Assembleia Legislativa do RS - Joaquim Moura | Agência ALRS

Foi lançado, no final da manhã desta quarta-feira (15), no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do RS, o movimento Rio Grande contra a Fome. Numa iniciativa do presidente da Casa, o deputado Valdeci Oliveira (PT), a ação será uma parceria entre poderes de Estado, instituições e entidades, que se unem pelo mesmo objetivo: combater a fome e a insegurança alimentar no Rio Grande do Sul.

O propósito do movimento, segundo Valdeci Oliveira, “não é inventar a roda, mas fortalecer e fazer a roda da solidariedade girar”. “Não estamos criando uma política pública contra a fome, mas um movimento coletivo de sensibilização da sociedade para o maior problema vivenciado em nosso país hoje, pois onde há fome, a educação, a saúde e a dignidade não entram ou demoram mais para entrar”, apontou. 

Mais lidas: Fome se alastra no Brasil: 6 em cada 10 famílias não têm acesso pleno a alimentos

O deputado ressaltou que os poderes e instituições de Estado (Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Defensoria Pública) são os primeiros parceiros da iniciativa, mas que já a partir da próxima semana ocorrerão novas adesões. Valdeci afirmou também que irá provocar uma discussão sobre as formas legais de reforçar o trabalho das cozinhas solidárias e das pequenas entidades que, por questões burocráticas, não podem firmar parcerias de modo direto com o poder público, como é o caso do Movimento Ação da Cidadania, que congrega diversas organizações.

Iniciativa será ampliada

Além de fortalecer, dar visibilidade e ampliar as ações já existentes de combate à fome, o movimento pretende também estender parcerias, buscando câmaras de vereadores e entidades sociais, para massificar o trabalho emergencial. O movimento terá um comitê gestor, integrado por representantes de todos os poderes, e os alimentos doados serão encaminhados para a Central de Doações do RS, coordenada pela Defesa Civil. De lá, serão repassados para as entidades.

Leia também: Análise | Fome no país da abundância: que Brasil é este?

O governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) disse que, de imediato, colocou a Defesa Civil à disposição para operacionalizar a coleta das doações. Falou ainda sobre os outros programas do governo do estado voltados às famílias carentes.

Mais informações sobre a campanha e sobre as formas de contribuir  podem ser obtidas no hotsite Rio Grande Contra a Fome  e através do Whatsapp (51) 995483274.

Números da Fome 

A Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) divulgou, na semana passada, os números do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar. Os dados indicam que, em 2022, no Brasil, a fome passou a ser uma realidade para 33,1 milhões de pessoas. Já a situação de insegurança alimentar leve, moderada ou grave atinge hoje 125,2 milhões, quase 60% da população brasileira.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

 

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira