Ouça e assista

"A Funai é anti-indígena, racista e está em ruínas", diz indigenista servidor do órgão

Acompanhe também a inauguração da maior cozinha solidária do MTST do Brasil e dica cultural em Brasília

Ouça o áudio:

Acompanhe o programa de segunda a sexta-feira às 19h45 por TVs e rádios comunitárias e educativas de todo o país - Divulgação
Amazônia não é um lugar para sobreviver. A Amazônia é um local para viver.

A Entrevista Central, do programa Central do Brasil, desta sexta-feira (17) recebe o indigenista da Funai Daniel Cangussu. Em debate, o caso de Dom Phillips e Bruno Pereira, assassinados no Vale do Javari (AM) e o desmonte da Fundação Nacional do Índio (Funai). Ele relata o cenário de censura e perseguição dentro da Funai e como isso corrobora com o aumento da violência contra indigenistas.

“Hoje, a Funai é anti-indígena e racista. A função indigenista precisa ser reconhecida. Nós, servidores, estamos propondo uma reestruturação completa do órgão". O servidor também expõe o cenário que tem visto e vivenciado ao trabalhar na Fundação. "Não podemos trabalhar com medo. Isso não é certo, correr risco de vida. A função de indigenista tem que ser reconhecida", afirma.

E mais

No tradicional giro de solidariedade das sextas-feiras, no Trilhos do Brasil,  você acompanha a inauguração da maior cozinha solidária do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) do Brasil, em São Paulo na Praça da Sé. O espaço servirá 500 refeições gratuitas por dia à população  da região e
é a 31ª Cozinha Solidária criada pelo MTST desde março de 2021.

Raimundo Bonfim, coordenador nacional da Central dos Movimentos Populares (CMP), participa do Embarque Imediato e fala sobre os encaminhamentos da Conferência Popular pelo Direito à Cidade, que foi realizada em São Paulo e teve a participação de cerca de 600 entidades e coletivos que debateram as desigualdades dentro das cidades e soluções para a população.

Para esta sexta-feira, a indicação da Parada Cultural é a Mostra Adrian Cowell de Cinema que traz filmes e séries sobre a Amazônia. As obras do cineasta serão exibidas na Universidade de Brasília (UnB) e na plataforma AmazôniaFlix a partir da próxima segunda (20).

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.
A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.
Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora
Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

Edição: Raquel Setz