novo gabinete

Futuro ministro das relações exteriores colombiano mediou acordo de paz com as FARC-EP

Álvaro Levya Durán foi confirmado no cargo pelo presidente eleito Gustavo Petro

|
Novo chanceler teve o nome confirmado neste sábado pelo presidente eleito colombiano - Reprodução/Instagram Álvaro Levya

O presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro, nomeou no último sábado (25/06) Álvaro Leyva Durán como segundo membro de seu gabinete e futuro ministro das Relações Exteriores da Colômbia.

"Será uma chancelaria da paz", disse Petro por meio das redes sociais referindo-se a Leyva, que é filiado ao Partido Conservador, e estudou Direito e Ciências Econômicas na Universidade Javeriana, em Bogotá.

Em sua carreira política, Levya foi vereador e deputado pelo departamento de Cundinamarca; em 1978 foi eleito representante na Câmara; e mais tarde, em 1982, tornou-se membro do Senado. Isso antes de ser eleito Ministro de Minas e Energia em 1984 e 1985.

Nessas funções, fez parte da Comissão Nacional de Verificação, chave para os acordos de paz com as Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (Farc).

A mediação de Levya durante o Governo de Juan Manuel Santos (2010-2018) foi fundamental para a assinatura do Acordo de Paz de 2016; bem como na abordagem do modelo de justiça para as vítimas, hoje conhecido como Jurisdição Especial de Paz (JEP).

A propósito, Leyva descreveu o apelo de Petro por um grande acordo nacional na Colômbia como “transcendental”, a quem expressou seu apoio desde o início de sua campanha presidencial.

“Agradeço a indicação que o presidente Gustavo Petro me fez para liderar a política externa e de paz de seu governo. Recuperar com dignidade o lugar que nos corresponde no mundo e na integração latino-americana, faz parte do desafio. Nós o cumpriremos”, afirmou o futuro chanceler colombiano por meio das redes sociais.

Desta forma, Levya junta-se à vice-presidente Francia Márquez no novo gabinete ministerial, pois além de suas funções na vice-presidência, Márquez assumirá a liderança do novo Ministério da Igualdade.

No último dia 19, Petro conquistou o segundo turno do pleito e foi eleito presidente do país. Com 100% das urnas apuradas, o líder do Pacto Histórico recebeu 50,44% dos votos e derrotou o direitista Rodolfo Hernández, da Liga de Governadores Anticorrupção, que conquistou 47,31%, segundo a contagem rápida do Registro Nacional da Colômbia.

*Com informações da Telesur