Paraná

Agroecologia

Otto defende acesso à terra e proteção dos povos, em show na 19ª Jornada de Agroecologia

Cantor pernambucano fez show gratuito em Curitiba, no sábado (25)

Curitiba (PR) |
Otto diz se emocionar ao ver a capacidade organizativa dos espaços de resistência - Foto: Giorgia Prates

“Não dá para não se arrepiar, não dá para não se emocionar”. Foi o que afirmou o cantor pernambucano Otto, ao participar da 19ª Jornada de Agroecologia, em Curitiba. Ele fez parte da programação do evento na noite de sábado (25) e se apresentou no palco montado no Campus Rebouças, da Universidade Federal do Paraná. Essa foi a segunda vez que o artista veio à Curitiba para participar da Jornada – ele também fez um show no evento em 2018.

Autor de sucessos como “Crua” e “Saudade”, Otto diz se emocionar ao ver a capacidade organizativa desses espaços de resistência, de inclusão e acolhimento. A 19ª Jornada de Agroecologia reuniu em cinco dias milhares de pessoas de diferentes partes do Paraná, para a defesa de um modo de produzir e de viver mais justo e solidário.

Para Otto, esse tipo de iniciativa é uma inspiração enquanto artista. “Eu acho que o artista que não luta por justiça, não luta pelo povo, não luta pela preservação, é uma artista que pode ser estéril”, afirmou.


Essa foi a segunda vez que o artista veio à Curitiba para participar da Jornada de Agroecologia / Foto: Giorgia Prates

Ao falar sobre agroecologia, é categórico: “Eu acho fundamental para o ser humano, fundamental para o planeta, para o Brasil, para nossa política, para nossa resistência.”

Otto também destacou o papel do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nos processos de transformação social. Para o pernambucano, o MST é pai e mãe de um futuro de país que estamos construindo.

“Eu tenho a convicção de que o Movimento Sem Terra vai ser a nova civilização brasileira, porque é por aí que começa uma nova civilização: com organização social, com luta, com a terra, proteção da mata, a defesa de povos indígenas, quilombolas, da população negra e LGBTQIA+”, fala.

“Renato, sua luta é nossa!”

É por perceber a transversalidade das diferentes lutas por transformação que Otto também manifestou, durante o show, seu apoio a Renato Freitas, que teve seu mandato cassado pela Câmara Municipal na última semana.

“Sua luta é nossa!”, reforçou durante o show. “Renato virou uma figura do Brasil. Que ele continue representando a juventude, a periferia e um pensamento novo”, disse.


Show gratuito aconteceu em campus da Universidade Federal do Paraná / Foto: Leandro Taques

Sobre o futuro, Otto tem esperança: “Vamos daqui a pouco tirar esse desgoverno e vamos colocar alguém que se enxergue e que gosta do povo”. E reafirmou seu compromisso no processo de transformação social: “Quero viver os anos que eu tenho pela frente na luta, porque nunca me cansei, não vou me cansar e a luta nunca cansa e nunca acaba.”

Edição: Lia Bianchini