Ouça e assista

Autofiscalização sanitária: “A população ficará exposta", diz auditor fiscal agropecuário

Janus Pablu, presidente do Sindicato Nacional dos Auditores também expõe que a qualidade dos alimentos será afetada

Ouça o áudio:

De segunda a sexta, ao vivo, sempre às 19h45 - Agência Pública
Não sabemos o limite que a ação privada irá agir na defesa agropecuária

Na última semana, o Senado Federal aprovou o Projeto de Lei 1.293/2021, de autoria do governo federal, que tira a responsabilidade do estado de aplicar e fiscalizar as normas sanitárias e transfere os empresários do agronegócio. O projeto tem sido criticado por entidades da fiscalização sanitária e sociedade civil que alegam que o PL só beneficia empresários do ramo do agronegócio. Para falar mais sobre o conteúdo do projeto, o Entrevista Central do programa Central do Brasil desta quinta-feira (30), recebe Janus Pablo, presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários.

“A população precisa saber dos danos que esse projeto irá causar futuramente. Falar da produção de alimentos é questão de segurança nacional”, afirma. Janus também expõe que a qualidade dos alimentos será afetada, já que a atuação dos trabalhadores de fiscalização será diminuído. "A fiscalização dos alimentos diminuirá e a qualidade também vai baixar. Esse projeto não foi amplamente discutido com nós, que trabalhamos na área e muito menos com a população".

E mais

Um mês se passou após as chuvas e alagamentos que mataram mais de 200 pessoas em Recife e deixaram cerca de 9000  moradores desabrigados. No Trilhos do Brasil, você acompanha como está a vida e o cenário das famílias atingidas.

Delwek Matheus dirigente estadual do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em São Paulo, participa do Embarque Imediato e comenta o Projeto de Lei 277 que pode entregar até 1 milhão de hectares de terras públicas ao agronegócio.

Fechando o programa, a Parada Cultural traz a indicação do filme  "Um dia qualquer" de Pedro Von Kruger. A narrativa se passa no subúrbio do Rio de Janeiro e fala sobre como as milícias operam, tomam conta das cercanias e impõem um poder paralelo.

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.
A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.
Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora
Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

 

Edição: Monyse Ravena