Assista ao vídeo

"Caminho de reconciliação", diz senador colombiano sobre relatório da Comissão da Verdade

Resultado da investigação sobre as mais de cinco décadas de conflito armado no país repercutiu na política colombiana

São Paulo (SP) |
Militar colombiano faz patrulha - Schneyder Mendoza /AFP

Na Colômbia, atores políticos e sociais se manifestaram sobre o relatório da Comissão da Verdade. Os elaboradores do Acordo de Paz, que deu origem a instituições como a Comissão da Verdade e a Jurisdição Especial para a Paz, destacam a importância da entrega do relatório final, que visa esclarecer a verdade sobre as causas, fatos e consequências de mais de meio século de conflito armado no país.

Continua após publicidade

O principal negociador do governo nos diálogos com as extintas Farc-EP e hoje senador eleito, Humberto de la Calle, comemorou o acontecimento histórico e destacou a importância de ter ouvido mais de 30 mil vítimas do conflito armado.

"Em linhas gerais, sabemos muito bem o que aconteceu, mas o relatório traz duas consequências. Uma é vivenciar o que aconteceu através da voz das vítimas, como também ocorreu na Jurisdição Especial para a Paz. Em segundo lugar, quero insistir que se todo colombiano souber que sua verdade coexiste com outra verdade, depois da turbulência - que virá, teremos dificuldades -, acredito que iniciaremos um caminho de reconciliação", afirma de la Calle.

O ex-líder da Delegação de Paz das extintas Farc-EP e hoje presidente do partido político Comunes, Rodrigo Londoño, afirmou que o documento apresentado pela Comissão tem um valor inestimável: "Acredito que, com o passar dos dias, vamos entender que isso é de uma importância que não podemos nem estimar neste momento, porque significa ter atingido uma meta para ganhar o 'prêmio da montanha' para alcançar a paz total de que a Colômbia precisa."

A Organização das Nações Unidas (ONU) destacou que a Colômbia está dando passos firmes em direção à paz e à reconciliação por meio do Chefe da Missão de Verificação da ONU na Colômbia, Carlos Ruíz Massieu.

O relatório final da Comissão para o Esclarecimento da Verdade foi apresentado não só ao Estado e aos políticos que lideram o presente e o futuro da Colômbia, mas a todo o país. Nos próximos dias, serão divulgados em todo o território nacional os dez capítulos das conclusões e recomendações.

Edição: teleSUR