como funciona?

O que fazer depois de saber do resultado do autoteste de covid?

O teste feito em casa é considerado uma triagem; diagnóstico só pode ser confirmado em um serviço de saúde

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Por ser realizado por um público leigo, existe um risco de que o autoteste seja feito de forma errada - Agência Brasil

O autoteste de antígeno para a covid-19 foi aprovado no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em janeiro e está sendo vendido nas farmácias desde fevereiro. Uma das principais vantagens desse método de diagnóstico é a facilidade com que ele pode ser acessado e realizado, ainda que os preços ainda sejam altos.

Continua após publicidade

Mas, caso você precise realizar esse teste, você sabe o que fazer após saber do resultado? 

Se o teste for positivo, ou seja, se aparecerem duas marcações na área do resultado, você deve manter o isolamento social e adotar todas as demais medidas de segurança, como o uso correto de máscaras de proteção, de preferência PFF2, a higienização regular das mãos e o monitoramento dos sintomas.

O autoteste não funciona, no entanto, como um atestado para afastamento do trabalho ou da escola. Por isso, caso a pessoa precise desse documento, é preciso ir a uma unidade de saúde para confirmação do diagnóstico. 

A Anvisa recomenda que todas as pessoas com resultado positivo procurem uma unidade básica de saúde ou um hospital para exame clínico e confirmação do diagnóstico. No entanto, caso a pessoa estiver com o esquema vacinal completo e com sintomas leves, é possível optar por monitorar a evolução em casa, para evitar o espalhamento do vírus.

Negativo? É cedo para comemorar

Se o resultado for negativo, com apenas uma marcação no visor, ainda há a possibilidade de que você esteja infectado. 

O resultado negativo pode acontecer por diversos motivos. O mais comum e esperado é que a pessoa não esteja infectada, mas também pode ser um resultado falso-negativo, que ocorre, por exemplo, quando a carga viral ainda está baixa no organismo, a ponto de não aparecer no teste. 

Neste último caso, mesmo que o teste não detecte o vírus, é possível transmitir covid-19 para outras pessoas. Isso ocorre geralmente nos primeiros dias após o contato com alguém infectado, mas pode acontecer também no final da infecção. 

É por isso que a recomendação das autoridades de saúde é que se a pessoa assintomática, o autoteste deve ser feito após cinco dias do possível contato com o vírus. Se há sintomas, o autoteste deve ser feito no período entre o primeiro e o sétimo dia do aparecimento dos sintomas. 

Assim, se seu teste deu negativo, algumas medidas podem ser tomadas. Se estiver com sintomas, mantenha o isolamento social e o uso correto de máscaras e refaça um teste de covid-19 nos próximos dias. Você pode procurar uma unidade básica de saúde e fazer o teste RT-PCR, que é o teste mais preciso para a detecção do coronavírus. 

Se estiver sem sintomas, para descartar de vez a possibilidade de estar positivado, a recomendação também é esperar mais alguns dias e refazer o teste. 

Já que o autoteste pode ser feito por pessoas que são leigas no assunto, os riscos de serem feitos ou interpretados de forma errada são grandes. A principal vantagem deste teste é a facilidade de acesso, sobretudo por não haver necessidade de apresentação de pedido médico. Além disso, o resultado sai, em geral, em 15 minutos.

Segundo o epidemiologista da Fiocruz, Jesem Orellana, a inexistência de uma política pública nacional de controle dos resultados de autotestes, contribui para aumentar as subnotificações dos dados do coronavírus no Brasil. Como os autotestes não foram incorporados ao SUS, não há uma ferramenta disponível para computar oficialmente os resultados obtidos de maneira autônoma. 

Outro problema é o preço. Como os autotestes estão sendo vendidos nas farmácias pelo preço médio de R$60, o acesso da população com baixo poder aquisitivo é dificultado.

Edição: Thalita Pires