Na tela

Final de semana: confira seis dicas de filmes sobre política e Estado

Produções abordam diversos aspectos das relações entre estado, sociedade e capitalismo, para você curtir e refletir

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Cena do documentário "Democracia em Vertigem", de Petra Costa - Ricardo Stuckert

O Brasil de Fato RS preparou uma lista de seis filmes, entre produções cinematográficas nacionais e estrangeiras, que abordam política e Estado. Confira:

Privatizações – a distopia do capital (2014)


Capa do documentário Privatizações / Reprodução

O filme do diretor Sílvio Tendler trata das privatizações na década de 1990, que chegam ao Brasil junto com a ascensão do neoliberalismo mundial. Mas, o que é o neoliberalismo? Em linhas gerais, são ideias políticas e econômicas que defendem a não participação do Estado na economia e a liberdade total de comércio, para, em tese, garantir o crescimento econômico e o desenvolvimento social do país.

O Capital (2012)


Capa do drama francês O Capital / Reprodução

Costa Gravas faz uma leitura esmiuçada sobre aspectos do neoliberalismo: o enredo acontece durante o clima de crise europeia, que começou em 2008 em decorrência da crise econômica da bolha imobiliária nos EUA, e retrata o poder político, o complexo modelo reestruturado do capitalismo e a selvageria social e financeira causada por ele.

Democracia em Vertigem (2019)


Capa do documentário Democracia em Vertigem / Reprodução

Dirigido pela cineasta Petra Costa, o longa metragem narra o processo de crise política vivido durante o período final do governo PT e o impeachment da então presidenta Dilma Rousseff. Um alerta em tempos de democracia em crise, o documentário combina o pessoal e o político para explorar um dos momentos mais dramáticos e turbulentos da História do Brasil.

A Bolsa ou a Vida (2021)


Capa do documentário A Bolsa ou a Vida / Reprodução

O documentário de Silvio Tendler aborda o desmonte do conceito de bem-estar social e nos faz refletir sobre a incompatibilidade do neoliberalismo com um projeto humanista de sociedade. "No futuro pós-pandemia do novo coronavírus, a centralidade será o cassino financeiro e acumulação de riqueza por uma elite ou uma vida de qualidade para todos, com menos desigualdade?", questiona o filme.

Novecento (1976)


Capa do drama Novecento / Reprodução

É um filme épico ítalo-francês, dirigido por Bernardo Bertolucci, com fotografia de Vittorio Storaro e trilha sonora de Ennio Morricone. Foi filmado em Emília, na Itália. O filme faz uma retrospectiva histórica da Itália desde o início do século XX até o término da Segunda Guerra Mundial, com base na vida de Olmo (Gérard Depardieu), filho bastardo de camponeses, e Alfredo (Robert De Niro), herdeiro de uma rica família de latifundiários. Apesar de nutrirem uma amizade desde a infância, os dois são colocados em pólos política e ideologicamente antagônicos por conta de suas origens sociais, retratando o intenso cenário político que marcou a Itália e o mundo nas primeiras décadas do século XX, representado pelo fortalecimento das lutas trabalhistas ligadas ao socialismo em oposição à ascensão do fascismo.

Amigo Secreto (2022)


Capa do documentário Amigo Secreto / Reprodução

O filme da diretora Maria Augusta Ramos narra os últimos capítulos da operação de combate a corrupção Lava Jato, conduzida pelo ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) e os procuradores da chamada "República do Paraná". O filme cobre a história desde a condução coercitiva do ex-presidente Lula (PT), a apresentação de um PowerPoint colocando o petista como o líder de uma suposta organização criminosa, até o momento em que o Supremo Tribunal Federal determina que o ex-juiz é suspeito para julgar Lula, revogando uma série de condenações proferidas por Moro. O pano de fundo é o vazamento de mensagens do Telegram, trocadas entre procuradores e Sergio Moro, no evento chamado Vaza Jato. O nome do filme, inclusive, faz uma alusão ao grupo de troca de mensagens, chamado "amigo secreto", onde eram combinadas intimações a possíveis testemunhas, ações para incriminar suspeitos, entre outras irregularidades

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Fonte: Brasil de Fato RS

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko