FORMAÇÃO

Museu de Arte do Rio oferece bolsas de R$ 935 para estudantes da rede pública

Programa vai formar jovens da Pavuna em áreas de produção de arte e cultura; inscrição online vai até 17 de julho

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Programa de formação também vai para promover contato com práticas artísticas contemporâneas, como a pintura, a colagem, o slam - Tomaz Silva/Agência Brasil

O Museu de Arte do Rio (MAR) vai selecionar estudantes de 16 a 21 anos que moram na área administrativa da Pavuna, na zona Norte da capital, para uma formação de quatro meses em áreas como curadoria, museologia, educação, comunicação, produção cultural e administração. As inscrições online estão abertas até 17 de julho. 

Serão ofertadas bolsas de R$ 935 para os 12 jovens selecionados dos bairros de Acari, Costa Barros, Coelho Neto, Barros Filho e Pavuna. A proposta do curso é atender à demanda por formação e inserção profissional de jovens periféricos do Rio na produção da arte e da cultura.

Leia mais: Exposição gratuita no CCBB, no Rio, mostra obras de Cândido Portinari nunca antes vistas

O programa vai promover contato com práticas artísticas contemporâneas e suas diversas linguagens, como a pintura, a colagem e o slam, além de aspectos profissionalizantes em gestão cultural, conhecimentos sobre aplicação para editais e leis de incentivo e construção de portfólio.

Para participar é necessário estar matriculado em escolas e institutos das redes públicas de ensino municipal, estadual ou federal do Rio de Janeiro, ou ter concluído o ensino médio nos últimos dois anos. Confira mais detalhes da seleção no edital. 

As atividades, presenciais e remotas, têm início em agosto e acontecem às quartas, quintas e sextas-feiras, das 14h às 18h. Serão, ao todo, nove módulos formativos integrados por aulas, oficinas, palestras, visitas, mão-na-massa, e outras experiências.

O programa Percursos Formativos é uma parceria do MAR com a Secretaria de Cultura do município do Rio de Janeiro, desenvolvido pela Escola do Olhar, polo educacional do museu.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita