Vestibular

UFPR oferece curso pré-vestibular gratuito no litoral do Paraná, para alunos da rede pública

Inscrições vão até 20 de julho; aulas começam em 1º de agosto

Curitiba (PR) |
Iniciativa tem objetivo de proporcionar a alunos da rede pública meios de concorrer de forma mais igualitária ao ensino superior - Foto: USP Imagens

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com inscrições abertas para cursinho pré-vestibular voltado para estudantes da rede pública de ensino de Matinhos e Pontal do Paraná, no litoral do estado. O curso é uma parceria entre a Diretoria de Desenvolvimento e Integração dos Campi da Universidade (Integra/UFPR) e as secretarias municipais de educação dos municípios.

De acordo com a professora Marilda Caldas, da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação Esporte e Cultura de Matinhos, a iniciativa tem o objetivo de proporcionar aos alunos da rede pública a oportunidade de concorrer de forma mais igualitária ao Ensino Superior.

"[O curso] propiciará a democratização do acesso, bem como as condições de equidade entre os interessados. Além disso, vai ao encontro dos anseios dos alunos, que sempre manifestam vontade de ingressar no ensino superior", disse.

Com carga horária de 12 horas semanais, o preparatório aborda as áreas de Matemática, Química, Física e Português. As aulas começam em 1º de agosto e seguem até 25 de novembro. Ao todo, são oferecidas 30 vagas para cada município.

As inscrições devem ser realizadas até 20 de julho por meio de formulário de inscrição online ou presencialmente, no local da entrega dos documentos. Podem se candidatar às vagas estudantes da rede pública de ensino que residam em Matinhos ou em Pontal do Paraná e tenham completado pelo menos o primeiro ano do Ensino Médio.

O curso será presencial e gratuito e ocorrerá nas dependências da Escola Municipal Wallace Thadeu de Mello e Silva (Rua Ceciliano Tavares, n° 444, Matinhos) e no Centro de Capacitação de Pontal do Paraná (Rua Dídio da Costa, n° 422, Balneário Praia de Leste, Pontal do Paraná), no período noturno, das 19h às 22h, de segunda a quinta-feira.

Fonte: BdF Paraná

Edição: Sarah Fernandes e Lia Bianchini