Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Opinião

Ponto de vista

Artigo | Rodrigo Garcia favorece grileiros e retorno dos latifúndios

Deputada Márcia Lia (PT-SP) denuncia o PL da Grilagem, que favorece a concentração de terras e o agronegócio em SP

13.jul.2022 às 17h03
São Paulo (SP)
Márcia Lia

Relator do PL na Alesp, o deputado Mauro Bragato (PSDB) acrescentou no texto um artigo que também facilita a regularização de terra griladas - Comunicação MST Pontal do Paranapanema/SP

Diariamente, o governo federal drena, por meio de ações ou constantes omissões, direitos fundamentais da população brasileira. A dignidade humana da nossa gente é violada pelo desemprego, desalento, miséria, violência e fome.

Em São Paulo, aproveitando-se do caos geral, o atual governador, Rodrigo Garcia, sorrateiramente entrega terras devolutas do Estado aos fazendeiros ocupantes de terras griladas, abrigados, principalmente, na região do Pontal do Paranapanema.

Nascido e criado no berço do agronegócio, Rodrigo Garcia, logo que assumiu o comando do Estado, mostrou de qual lado está. Concede ao agronegócio terras públicas que deveriam voltar ao patrimônio do Estado para a instalação de assentamentos de agricultores familiares, tal como previsto nas leis de 1985, do governo Montoro.

:: Deputados de São Paulo aprovam novo PL da Grilagem; oposição vai à Justiça ::

Sob a camuflagem da denominação de Programa Estadual de Regulamentação de Terras, o governador vai desmontar o marco legal que organiza toda a política agrária instituída no Estado há quase 40 anos. Foram justamente as leis de 1985 que permitiram, anos depois, no final dos anos 90, que o governo Mário Covas destinasse terras a milhares de famílias de agricultores, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social de diversas regiões do Estado.

As novas leis sancionadas por Garcia encerrarão o ciclo de democratização do acesso à terra, impedindo a ampliação de estabelecimentos de agricultura familiar voltados para a produção de alimentos saudáveis. Com as medidas do governador, a concentração de terras em São Paulo fará expandir ainda mais as monoculturas do agronegócio.

Estas leis são armadilhas e ciladas também para aos assentados, que a partir de outorga de títulos, em um contexto de grave crise econômica e social, ficarão desprovidos do apoio de políticas públicas e poderão inviabilizar-se economicamente, tendo como única saída a venda de suas terras. Os assentamentos terão o começo de seu fim e as terras da agricultura familiar acabarão, por força das leis de mercado, nas mãos dos grandes fazendeiros.

:: Artigo | "PL da Grilagem": o maior repasse de terras públicas desde a lei de 1850 em São Paulo ::

Sem pudor, o governador Rodrigo Garcia lança os pequenos agricultores no abismo e dá roupagem de legalidade às rapinagens do passado, quando grileiros se apropriaram desaforadamente das terras públicas. Não há no governante nenhum compromisso com a produção de alimentos, nem tampouco com a geração de trabalho e renda.

A bancada das deputadas e deputados estaduais resistiu e tentou barrar, de todas maneiras, os projetos de lei aprovados pela base de sustentação do governador na Assembleia Legislativa de São Paulo. A batalha foi dura e ainda não terminou. Não jogamos a toalha e continuaremos em campo, mesmo com a lei sancionada.

Nosso próximo passo será a busca por Justiça. Acionaremos o Ministério Público Estadual, ingressaremos com ações e disputaremos corações e mentes no alerta à sociedade sobre os riscos e danos que o governo estadual, em sintonia com o governo federal, impõe ao povo brasileiro. 

Editado por: Nicolau Soares
Tags: alesprodrigo garcia
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Petróleo na mira

EUA não renovam licença para Chevron, economia venezuelana pode sofrer, mas PDVSA garante produção

TRABALHO DIGNO

Com forte apoio brasileiro, OIT decide criar convenção por direitos de trabalhadores de aplicativo

Participação social

Apesar de recomendações do MP, Secretaria do DF não aumenta prazo para consulta pública sobre Plano Diretor

POUCA COISA MUDOU

Dom e Bruno: 3 anos após crime, Vale do Javari continua sob ameaça

NA FRANÇA

Lula acusa Israel de cometer ‘genocídio premeditado’ por governo de extrema direita em Gaza

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.