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Falta de acesso à internet aprofundou desigualdade educacional em 2021, aponta pesquisa

Dados da TIC Educação mostram que escolas rurais tiveram mais dificuldades em manter ensino remoto durante pandemia

Nós estamos em um momento oportuno no Brasil para repensar a educação

Nesta terça-feira (12), os dados da pesquisa TIC Educação, divulgados pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, mostram que o principal desafio enfrentado pelos professores, em 2021,  foi a falta de dispositivos ou de acesso à internet na casa dos alunos. Segundo pesquisa, 84% dos estudantes que moram em contexto urbano no Brasil tinham esta limitação. Na área rural, o número sobe para 92%. 

A pesquisa também aferiu  outros obstáculos. Estão entre eles as dificuldades enfrentadas pelos pais e pela família para apoiar  os alunos nas atividades em casa e a falta de habilidade dos próprios professores com o uso de tecnologias. 

Para comentar este e outros dados levantados pela pesquisa, Daniela Costa, coordenadora da pesquisa, participa do Entrevista Central. da edição desta quinta-feira(14) do programa Central do Brasil.

 "O uso de tecnologias durante a pandemia deixou um legado de que o acesso à internet e dispositivos é um direito. É uma via de acesso a outros direitos fundamentais, como educação e participação social", avalia.

O levantamento também destacou a dificuldade que as escolas rurais tiveram em oferecer o ensino remoto durante a pandemia, problema que foi relatado por 92% dos professores que trabalham neste contexto.

"A questão das diferenças de conectividade entre as áreas urbanas e rurais tem que ser considerada, porque a partir do contexto singular de cada área é que será possível sanar os problemas".

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Dados da menor estação receptora
Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

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