Cinema e gênero

Pelo amor de Thor! Por que é tão difícil para a Marvel acertar com suas super-heroínas?

Oferecer representações de personagens que poderiam desafiar a masculinidade continua sendo um problema

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Em muitos aspectos, os filmes da Marvel continuam a retratar as mulheres como auxiliares – donzelas em perigo, interesses amorosos ou subordinadas de alguma forma aos seus homólogos masculinos - Divulgação/Disney

Traduzido a partir de The Conversation

Quando foi revelado que Natalie Portman se tornaria a "Thor Mulher" no último filme de super-herói da Marvel, Thor: Love and Thunder, os fãs foram rápidos em condenar a decisão nas redes sociais.

Portman foi criticada por não ser "swole" o suficiente, muito pequena, e geralmente não o que as pessoas imaginavam que o personagem fosse. Dez meses de treinos intensivos e uma dieta rica em proteínas mais tarde, e Portman estava sendo aplaudida por braços que "poderiam realmente jogar martelos gigantes na cabeça dos vilões".

No entanto, essa reação inicial à escalação de Portman atesta como a representação de super-heróis femininas pode ser difícil para os cineastas quando o público consolidado é muitas vezes percebido como jovem, branco, cisgênero e masculino.

Aparentemente não importa que o número de mulheres que consomem conteúdo de super-heróis tenha aumentado. Oferecer representações feministas de personagens que poderiam desafiar a masculinidade definidora do gênero continua sendo um problema.

O que isso significa para Portman e as super-heroínas que vieram antes dela (e as que virão a seguir)? A resposta parece ser que os criadores de filmes de super-heróis inevitavelmente subvertem alguns estereótipos de gênero enquanto mantêm outros.

Em suma, eles oferecem representação feminina simbólica para não condenar o público ao ostracismo. Então, embora ela possa agora ser mais musculosa, Portman ainda está subordinada ao Thor de Chris Hemsworth, destacando que ela é, antes de tudo, seu interesse amoroso.

Mais músculos, mas ainda principalmente o interesse amoroso: Natalie Portman e Chris Hemsworth em Thor: Love and Thunder. Divulgação Marvel Studios 2022

Poucas super-heroínas femininas

É certo que a franquia do Universo Cinematográfico Marvel pelo menos tentou lançar protagonistas femininas e defender questões de gênero. Por exemplo, o filme independente da Viúva Negra tinha como objetivo, em parte, contribuir para o diálogo em torno dos movimentos #Timesup e #MeToo.

E a última oferta de Thor explora o valor das amizades femininas, com a co-estrela Tessa Thompson atestando que sua personagem Valkyrie está "feliz por ter encontrado uma nova irmã".

Não há dúvida de que as espectadoras podem se identificar com essas mulheres poderosas e suas histórias e, como resultado, formarem atitudes positivas para o gênero super-herói em geral. Mas isso significa que mais filmes de super-heróis precisam ser feitos com a espectadora feminina em mente.

Tais ofertas são poucas e distantes, no entanto. Não vamos esquecer que a Marvel levou dez anos para dar à Viúva Negra seu próprio filme após sua introdução original à franquia (em Homem de Ferro 2, de 2010).

Em muitos aspectos, os filmes da Marvel continuam a retratar as mulheres como auxiliares – donzelas em perigo, interesses amorosos ou subordinadas de alguma forma aos seus homólogos masculinos. Na verdade, a atriz Scarlett Johansson criticou a "hipersexualização" anterior de sua personagem Viúva Negra.

Da mesma forma, a Feiticeira Escarlate, uma das personagens mais poderosas dos Vingadores, é frequentemente definida pelas relações masculinas em sua vida. No recente Dr. Estranho no Multiverso da Loucura, ela tipifica muitos tropos femininos desfavoráveis, incluindo a "mulher histérica" e a "mãe monstruosa".

O estereótipo hipersexualizado

Tratar até mesmo personagens femininas poderosas como subordinadas ou dependentes pode tranquilizar os fãs masculinos de que as super-heroínas não são uma ameaça aos tons masculinos do gênero, mas é um desserviço ao público feminino.

Convidadas a avaliar romances gráficos e filmes de super-heróis, a maioria das mulheres em um estudo disse que não gostava e evitou a personagem da Mulher-Gato da DC Comics porque ela foi apresentada como manipuladora e emocional.

Outras pesquisas descobriram que a exposição a mensagens de impotência pode levar as meninas a se sentirem desmoralizadas e insatisfeitas com suas próprias identidades, e a representação excessivamente sexualizada de super-heroínas femininas pode resultar em menor estima corporal nas mulheres.

Por outro lado, alguns também se rebelam contra os estereótiposA Iniciativa Hawkeye, por exemplo, parodia o olhar masculino dentro do gênero quadrinhos, retratando homens com os mesmos trajes absurdos e poses normalmente reservadas para personagens femininas.

 

Reação masculina e risco de bilheteria

A verdadeira questão, porém, é se as mulheres devem mesmo ter que desafiar tais representações. Se mais filmes e quadrinhos fossem feitos por mulheres para mulheres, talvez houvesse menos representações tokenísticas para começar.

A Marvel rejeitou as críticas de suas personagens femininas, com seu presidente dizendo que o estúdio sempre "foi para a mulher poderosa contra a donzela em perigo" e apontando para o recente lançamento de filmes de super-heróis liderados por mulheres e programas de TV como She-Hulk e Ms Marvel.

O problema é que é difícil manter todos felizes. A Marvel sentiu a reação dos fãs masculinos mais radicais a uma suposta agenda feminista sustentada pela direção do estúdio. Capitã Marvel de 2019, por exemplo, foi apontada como trazendo o feminismo para o universo Marvel, mas críticas ruins e audiência foram atribuídas, em parte, ao acerto político percebido e a uma narrativa baseada na agência feminina.

Pesquisadores como Stephanie Orme afirmaram que o domínio dos homens no gênero super-herói deixa muitas fãs se sentindo alienadas e incapazes de mudar os estereótipos de gênero, precisamente porque elas não são vistas como o público-alvo.

Parece que sem mais e melhores super-heróis de filmes e quadrinhos contando histórias femininas, esses gêneros centrados no sexo masculino continuarão a alienar o público feminino – e a ficar aquém de seu potencial criativo e comercial.

 é palestrante sênior em Estudos de Comunicação na Universidade de Tecnologia de Auckland

Edição: Nicolau Soares