Assista ao vídeo

Fortes chuvas e inundações atingem China, Bangladesh e Paquistão, causando mortes

Diversas regiões do continente asiático registraram óbitos e danos após fortes chuvas

Tradução: Isabela Gaia

São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Chuvas fortes atingiram Longnan, na província chinesa de Gansu - AFP

A temporada de fortes chuvas e inundações continua causando estragos em várias regiões do continente asiático. Na China, dezenas de pessoas morreram e milhares tiveram que ser retiradas de suas casas nos últimos dias.

Segundo as autoridades chinesas, mais de 12 pessoas morreram e milhares foram afetadas por chuvas repentinas e inundações no sudoeste e noroeste da China. Até agora, foram reportadas vítimas fatais na província de Sichuan, no sudoeste, onde 12 pessoas estavam desaparecidas, e em Longnan, na província de Gansu, no noroeste do país, onde mais de 3 mil pessoas foram evacuadas.

As chuvas na China coincidiram com uma onda de calor que sufoca partes da região sudeste, com temperaturas chegando a 42 graus Celsius.

Pesquisadores afirmam que esses fenômenos climáticos extremos estão se tornando mais frequentes por influência da emergência climática.

A China não é o único país que vem experimentando um clima extremo neste verão. O departamento meteorológico do Paquistão emitiu mais um alerta geral de chuvas em Sindh e Baluchistão, duas das principais regiões afetadas pelas precipitações que causaram mais de 160 mortes.

Em Bangladesh, o número de mortos devido a inundações devastadoras subiu para 123. No total, mais de 20 mil pessoas foram afetadas no país.

Edição: teleSUR