Ouça e assista

"A ousadia dele foi um novo teste", afirma jurista sobre ataques de Bolsonaro às urnas

Para o professor Lênio Streck, a fala do presidente aos embaixadores com notícias falsas sobre o TSE fragiliza o país

Ouça o áudio:

Presidente voltou a colocar em xeque o sistema eleitoral brasileiro e atacou os ministros do Supremo Tribunal Federal - Evaristo Sa/AFP
Com esse ataque às urnas, Bolsonaro não mediu as consequência e expôs o Brasil

O professor e jurista Lênio Streck avalia que o novo ataque do presidente Jair Bolsonaro(PL) às urnas eletrônicas e ao Tribunal Superior Eleitoral(TSE) atingiu um novo patamar de gravidade e fragiliza a imagem do Brasil diante da comunidade internacional. Ele repudiou as declarações do presidente e disse que, apesar de haver previsões legais para responsabilizá-lo pelas declarações, falta força política das instituições, com Congresso e Procuradoria-Geral da República, para avançar com o processo. 

Lênio se referia à fala do presidente Bolsonaro, nesta segunda-feira (18), durante um encontro com embaixadores, no Palácio do Planalto. Jair Bolsonaro disparou informações falsas sobre o TSE e questionou as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro. Ainda na noite da segunda-feira, o TSE rebateu as críticas de Bolsonaro e divulgou 20 respostas contestando as desinformações repetidas pelo presidente.

O jurista Lênio Streck é o convidado da Entrevista Central, do programa Central do Brasil desta terça-feira(19). Ele avalia o nível de constrangimento gerado pelo presidente diante da comunidade internacional com o encontro, além de mensurar o grau de exposição negativa a qual o país foi submetido. 

"Bolsonaro expôs o TSE, órgão que cuida da eleição. Isso é grave. O novo ataque de Bolsonaro às urnas de ontem foi mais um teste, e a sociedade, a mídia, comunidade jurídica e movimentos sociais têm que saber responder".

 


O professor de Direito Constitucional Lenio Streck / ©reprodução Conjur

E mais

De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Previdência, já foram resgatadas 500 pessoas em situação de escravidão contemporânea só no primeiro semestre de 2022. Diante deste dado, o Trilhos do Brasil traz o cenário do trabalho análogo à escravidão no Brasil e o perfil dos resgatados.

Há, aproximadamente, dez dias os trabalhadores da Companhia de Saneamento do Pará estão em greve. Pedro Blois, presidente do Sindicato dos Urbanitários do Pará, participa do Embarque Imediato e traz as principais reivindicações da categoria .
 

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.
A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.
Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora
Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

Edição: Afonso Bezerra