Ouça e assista

Central do Brasil: Euforia com 5G esbarra em desigualdade de acesso à internet

Para Bia Barbosa, do Comitê Gestor da Internet, a chegada da tecnologia é importante, mas é preciso universalizá-la

Ouça o áudio:

Acompanhe o programa de segunda a sexta-feira, às 19h45, por TVs e rádios comunitárias e educativas de todo o país - Agência Brasil
Muitos municípios brasileiros ainda não têm nem acesso à tecnologia do 4G.

No início deste mês de julho, Brasília recebeu a tecnologia 5G. Com isso, a capital se tornou a primeira cidade brasileira conectada à internet de quinta geração. De acordo com Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa são as próximas capitais a receberem o sinal. No entanto, a 5G já deveria estar funcionando em todas as capitais até o próximo dia 31 de julho. Porém, a pedido das empresas de telecomunicações que venceram o leilão da Anatel, o prazo foi ampliado para 29 de setembro.

Para conversar sobre a tecnologia e desigualdades no acesso à internet, a Entrevista Central, do programa Central do Brasil desta quarta-feira (20), recebe Bia Barbosa, representante do 3º setor no Comitê Gestor da Internet e integrante do Intervozes.

"É importante o Brasil avançar na implementação desta tecnologia, mas uma das críticas que as organizações da sociedade civil fazem é que o edital do leilão poderia ter sido mais ousado para garantir a universalização do acesso ao 5G, porque temos uma desigualdade do acesso à internet".

E mais

Fundação Joaquim Nabuco lançou a 2ª edição do Concurso Nordestino de Frevo, que reúne compositores de toda a região para produzir frevos inéditos. No quadro Trilhos do Brasil, você acompanha um pouco mais sobre a história e a importância do concurso para manter viva a cultura nordestina.
 

Fechando o programa,a Parada Cultural traz a indicação do espetáculo "O C.O.R.R.E", da companhia Palhadiaço. A peça mostra a realidade do dia-a-dia dos entregadores por aplicativo, subvertida pela palhaçaria e pela vertente circense ao entregar habilidades, histórias e humor, costurados pela música ao vivo em ritmo de hip hop, funk, videogame e cantigas infantis.

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.
A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.
Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora
Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

 

 

Edição: Afonso Bezerra