LULA EM PERNAMBUCO

No sertão de Pernambuco, Lula reforça combate à fome e promete retomar programas sociais

Recordista, a cidade de Serra Talhada foi em 2007 a que mais votou em Lula, com 90,8% votos para o petista

Brasil de Fato | Serra Talhada (PE) |
No seu discurso, Lula reforçou que deve retomar as políticas sociais e de distribuição de renda - Ricardo Stuckert

Em sua passagem por Pernambuco, Luiz Inácio Lula da Silva escolheu Serra Talhada para marcar sua passagem pelo sertão do Estado. Localizada no coração do estado, o município tem cerca de 86 mil habitantes e é a maior cidade com prefeitura do PT em Pernambuco. Além de Lula e Alckmin (PSB), o ato contou com a presença dos também pré-candidatos Teresa Leitão (PT) e seu suplente Silvio Costa (REP); Luciana Santos (PCdoB); Doriel Barros (PT), que é presidente do partido em Pernambuco; o senador Humberto Costa (PT), além de diversos políticos de cidades circunvizinhas. 

A cidade é também a terra natal do pré-candidato a vice-governador Sebastião Oliveira (Avante), que saiu do PSB  e deixou a Frente Popular para se aliar à Marília Arraes (Solidariedade). Com a ex-petista liderando as pesquisas, o evento teve como principal objetivo reforçar a candidatura de Danilo Cabral (PSB) como “o candidato de Lula”. Apesar disso, o Solidariedade de Marília também apoia nacionalmente a candidatura Lula e ela tem reforçado sua imagem ao lado dele durante toda a pré-campanha.

Leia também: Em Pernambuco, disputa pelo lulismo vai definir a eleição, avalia cientista política

Continua após publicidade

Uma das disputadas para a saída do Partido dos Trabalhadores recentemente, a prefeita Márcia Conrado (PT) esteve no palanque ao lado dos presidenciáveis e rendeu elogios à pré-candidata ao Senado Teresa Leitão (PT), cargo que foi oferecido à Marília Arraes antes da sua saída do PT “Não canso de dizer, minha amiga Teresa, que a política precisa de mais mulheres. Mais não é qualquer tipo de mulher. A vida pública de Teresa é reta. Não tem curvas, não tem atalhos, e muito menos tem desejo pessoal”, declarou a prefeita, em clara referência à Marília Arraes. 

Serra é exemplo das políticas do PT 

Cidade-polo do sertão do Pajeú, Serra Talhada acumula uma série de programas, obras, e instituições que são fruto dos governo do PT. A cidade é uma das beneficiadas pela Transposição do Rio São Francisco; recebeu uma unidade do Instituto Federal (IF) e um campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); possui uma Unidade de Pronto Atendimento Especializada (UPAE), além de milhares de unidades do Minha Casa, Minha Vida entregues. 

Daí a alta adesão da cidade às candidaturas do PT. Em 2007, Serra Talhada foi a que mais votou em Lula, com 90,8% votos para o petista, que relembrou o fato. “Eu nunca perdi uma eleição para Presidente da República em Serra Talhada” afirmou. 

Lula também falou do aumento da fome e da necessidade de fomento a iniciativas locais “A gente precisa garantir que as pessoas mais pobres comam bem. Paulo Freire é quem dizia: ‘A fome é feia’. Eu disse para os meus ministros que quando vem um empresário aqui e pede um bilhão de reais a gente empresta e diz que é investimento, é desenvolvimento. Quando vem os trabalhadores pedir uma cooperativa, 50 reais emprestado, a gente fala que é gasto. Mas eu aprendi que, se a gente quiser salvar esse país, tem que botar o povo pobre e trabalhador no orçamento da União”. 

No seu discurso, Lula reforçou que deve retomar as políticas sociais e de distribuição de renda. “Aliás, eu estou sabendo que aqui na cidade tem 900 casas que o Banco do Brasil ficou de arranjar uma construtora e até agora não arrumou. As casas estão paradas. Eu quero que você saiba que nós vamos ganhar as eleições e vamos entregar essas casas para o povo de Serra Talhada”, prometeu à prefeita Márcia Conrado. 

Auxílio Brasil 

Lula também criticou o Auxílio Brasil, programa do governo Bolsonaro que deve distribuir R$ 600,00 mensais somente até dezembro. “Ele está fazendo com que 41 bilhões de reais fiquem à disposição para ele distribuir para ver se ganha as eleições. Eu queria dar um conselho pra vocês: se aparecer dinheiro na conta de vocês, peguem. Peguem, porque se vocês não pegarem e acabarem as eleições, o [Paulo] Guedes pega pra ele. Peguem o dinheiro, e comprem comida pra casa de vocês” disse o presidenciável. 

Time do Lula em Pernambuco 

Com um cenário complexo para a disputa do Governo do Estado, onde a ex-petista Marília Arraes lidera as intenções de voto filiada ao partido de centro Solidariedade e com apoio do PSD e  Avante, um dos objetivo da visita é reafirmar Danilo Cabral como o candidato oficial de Lula, na intenção de que o socialista cresça nas pesquisas e chegue a um possível segundo turno. 

No seu discurso, Cabral lembrou sua trajetória no funcionalismo público, na Câmara, onde chefiou a Frente Parlamentar em Defesa da CHESF e votou contra a PEC do Teto de Gastos, as reformas Trabalhista e da Previdência, e a privatização da Eletrobrás. “O time da Frente Popular, que é o que mais ganhou eleições em Pernambuco, mas mais que isso, foi o que fez mais mudanças na vida do povo de Pernambuco. Que a gente possa aprofundar essas transformações. É em nossa disso que a gente veio aqui representar esse time liderado pelo presidente Lula”, afirmou Danilo. 


Um dos objetivos das visitas ao estado é reafirmar Danilo Cabral como o candidato oficial de Lula / Vanessa Gonzaga/Brasil de Fato PE

Em meio a vaias e aplausos simultâneos à Danilo Cabral, o governador Paulo Câmara e o prefeito do Recife João Campos, Lula reforçou o apoio ao PSB no estado. “Eu vim aqui à Serra Talhada não para ser contra ninguém, mas dizer para os companheiros que confiem em mim. Aqui em Pernambuco eu tenho um candidato e o nome dele é Danilo Cabral. Nós temos um acordo com PSB e ele não é estadual, ele é nacional, porque nós precisamos derrotar esse fascista que está no governo”, afirmou o petista. 

Após cumprir agenda nas cidades do interior, Lula participa nesta quinta (21) de atividades na capital pernambucana, como um evento com artistas e fazedores da cultura no Teatro do Parque e um ato público na casa de eventos Classic Hall, na divisa entre Recife e Olinda. 

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Elen Carvalho