Ouça e assista

A luta anticapacitista de Ivan Baron, o influenciador digital da inclusão

Ivan, que é pedagogo, resolveu facilitar os temas sobre preconceito com humor e politização nas redes sociais

Ouça o áudio:

Acompanhe o programa de segunda a sexta-feira às 19h45 por TVs e rádios comunitárias e educativas de todo o país - Arquivo Pessoal
O capacitismo é uma opressão assim como o racismo e machismo. Temos que ser anticapacitistas

Fechando a semana, a Entrevista Central, do programa Central do Brasil desta sexta-feira (22), recebe o influenciador digital Ivan Baron. O jovem de 24 anos é formado em pedagogia e vem fazendo sucesso nas redes sociais ao combater o capacitismo e abordar a pauta da inclusão de pessoas com deficiência.

Nascido no Rio Grande do Norte, Ivan depois de uma meningite viral, aos três anos de idade, teve paralisia infantil. A doença acabou provocando atrofia muscular. O influenciador fala sobre como iniciou esta experiência nas redes, recheada de humor e muita política:

"Eu comecei a pesquisar na internet e encontrei em artigos científicos o termo 'capacitismo', mas a linguagem ainda era muito formal, então pensei em transformar e deixar mais acessível esse assunto tão importante. Foi assim que comecei o trabalho nas redes sociais", explica.

Na entrevista, Ivan também aborda como o preconceito com pessoas com deficiência está enraizado na sociedade.

"Às vezes os termos capacitistas que usamos estão implícitos, como por exemplo 'deixa de ser cego', 'você é retardado' e tantos outros que banalizam as nossas deficiências".

E mais

No tradicional giro de solidariedade, o quadro Trilhos do Brasil traz um projeto de solidariedade em São Paulo, além das atividades de dois comitês populares no Mato Grosso e Espírito Santo.

Na Parada Cultural você acompanha a história do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela. No dia 18 de julho é celebrado o aniversário dele, data em que, após sua morte, se tornou um importante dia de lembrar a luta e legado de Madiba, como Mandela ficou conhecido.

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.
A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.
Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora
Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

Edição: Afonso Bezerra