VISIBILIDADE

Evento Uyelê das Pretas promove ação político-cultural em João Pessoa (PB)

Programação ocorre neste domingo, 24 de julho, no Parque Cultural da Casa da Pólvora

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Arte de divulgação do evento em alusão ao Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha - Foto: Divulgação

O Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais da Paraíba - Maria Quitéria e o Movimento de Mulheres Negras da Paraíba realizam nesse domingo (24), às 14h, no anexo do Parque Cultural da Casa da Pólvora, em João Pessoa, a quinta edição do Uyelê das Pretas, que consiste em uma ação político- cultural protagonizada por mulheres negras LGBTs. 

Com o tema “Mulheres Negras no Poder, construindo o bem viver”, o grupo vai abordar pautas como questão de gênero, raça, classe e sexualidade, propondo uma agenda comum de luta antirracista, com muita arte e poesia de mulheres pretas, como explicou Crys Pereira, do Grupo Maria Quitéria, “O evento é muito querido por todas nós porque ele dá visibilidade as artistas, mulheres pretas de periferia, que muitas vezes são invisibilizadas nos eventos, por isso, desde a primeira edição a gente se une pra ressaltar a música, a poesia, e a arte dessas mulheres pretas e LGBTs”, explica. 

Na segunda, dia 25 de julho, se celebra o Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha, um data que é um símbolo de resistência das mulheres negras. O dia foi instituído em 1992 no 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, na República Dominicana. Aqui na Paraíba a data vem sendo divulgada pelas Coletivas, Grupos e Movimentos de Mulheres Negras do estado. São programações que contam com mesas redondas, debates, ações politicas, culturais e artísticas, todas representando e visibilizando a mulher negra. 

A programação na Capital integra a agenda do 25 de Julho ou Julho das Pretas, um movimento que surgiu na Paraíba com a construção da Marcha das Mulheres Negras em 2015. De acordo com a coordenação do evento, a agenda conta com três momentos protagonizados por mulheres negras e LGBTs. “Estaremos juntas celebrando a mulher negra latino-caribenha em toda sua diversidade, com uma arte engajada na cultura de rua. Através da arte, da fala, e da liberdade de expressão, esperamos transformar João Pessoa e o Nordeste em um lugar ainda mais colorido e diverso”, afirma Crys Pereira. 

PROGRAMAÇÃO

Programação conta com artistas negras LGBTs da Paraíba / Divulgação
 

Fonte: BdF Paraíba

Edição: Polyanna Gomes