Corrida espacial

China envia módulo de laboratório para sua estação espacial Tiangong

Com isso, Pequim se aproxima da meta de finalizar sua estação espacial e colocá-la em pleno funcionamento ainda em 2022

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Foguete carregando o segundo módulo para a estação espacial chinesa Tiangong parte de Wenchang, sul da China. - CNS / AFP

Neste domingo (24), a China deu mais um passo que a aproxima da meta de finalizar sua estação espacial e colocá-la em pleno funcionamento ainda neste ano de 2022. O módulo de laboratório Wentian, lançado domingo, acoplou-se com sucesso à estação que recebe o nome de Tiangong.

De acordo com a Agência Espacial para Missões Tripuladas do país asiático, o acoplamento do laboratório com o Tianhe, o módulo central da estação, foi realizado sem contratempos e os astronautas, integrantes da missão Shenzhou-14, passaram ao seu interior para verificar o estado e a condição do equipamento.

Ainda segundo a Agência Espacial, este é o primeiro acoplamento de duas naves chinesas em órbita com um peso de mais de 20 toneladas cada.

O módulo de laboratório, com 17,9 metros de comprimento e 4,2 metros de diâmetro, é a maior espaçonave já lançada pela China. Ela possui uma cabine de trabalho, um setor com câmara de ar e um compartimento de recursos.

SAIBA MAIS: Economia chinesa sofre impacto da pandemia e cresce somente 0,4% no segundo trimestre

Conforme a programação, nas próximas semanas o laboratório será reposicionado por um aparato robótico e depois estará pronto para experimentos científicos sobre a evolução da vida animal, das plantas e dos micro-organismos no espaço sideral.

Segundo especialistas, este é um passo importante para o jovem programa espacial do país, que está rapidamente se tornando um dos mais avançados do mundo.

Edição: teleSUR