Minas Gerais

CELEBRAÇÃO

Nesta sexta (5), reunião especial na ALMG homenageia cantor e compositor mineiro Vander Lee

Além da música, cantor também ficou conhecido por sua relação com os movimentos populares

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Imagem - Alexandre Moreira

Seis anos após a morte de Vander Lee, na sexta-feira (5), às 10h, uma reunião especial na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) homenageia o cantor e compositor mineiro. 

Nascido em Belo Horizonte, em 1966, Vander Lee se tornou referência local e nacional. Com mais de 30 anos de carreira, o cantor deixou seu nome marcado na história da música brasileira com composições como “Românticos”, “Esperando aviões” e “Gente não é cor”.

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

Com dez discos e dois DVDs lançados, Vander Lee também ficou conhecido por sua presença nas lutas e pela profunda relação com os movimentos populares. 

Poucos dias antes de falecer, o cantor marcou presença no Festival Nacional da Reforma Agrária, realizado em Belo Horizonte pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em julho de 2016. 

Em uma de suas composições de sucesso, chamada “Do Brasil”, Vander Lee fala sobre a contradição entre o papel fundamental do povo sertanejo na construção do país e a sua luta para ter acesso aos direitos mais básicos, como a alimentação. Confira um trecho da canção:

“Esse gigante em movimento
Movido a tijolo e cimento
Precisa de arroz com feijão
Que tenha comida na mesa
Que agradeça sempre a grandeza
De cada pedaço de pão”

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

A homenagem, solicitada pelo deputado estadual Betão (PT), conta com a presença dos três filhos do cantor – Laura, Lucas e Clara. Além disso, artistas, como Maurício Tizumba, também participam do encontro.


 

Edição: Larissa Costa