Homenagem

Frente Negra Gaúcha recebe a Comenda Porto do Sol na Câmara de Porto Alegre nesta quinta (4)

A proposição é do Coletivo Cuca Congo e busca destacar a atuação da entidade no combate ao racismo

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
A FNG foi criada em 2019 e busca a coalizão de todas as forças para o enfrentamento do racismo sistêmico que estrutura a sociedade brasileira - Reprodução

A Frente Negra Gaúcha (FNG) irá receber uma homenagem da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. A "Comenda Porto do Sol" será entregue em sessão solene nesta quinta-feira (4), às 19h, no Plenário Otávio Rocha.

A proposição de entrega do título foi do Coletivo Cuca Congo. Segundo o Coletivo, a homenagem busca destacar a atuação da Frente Negra Gaúcha no combate ao racismo, às desigualdades sociais e na busca pela ascensão da pessoa negra aos espaços de poder.  

"Somente a organização e a articulação em torno de um causa comum poderá mudar este estado de desigualdades que ora enfrentamos", afirmou o atual presidente da Frente, João Carlos Almeida dos Santos.

Ele relata que, nos últimos três anos, a FNG tem buscado aprofundar o diálogo com autoridades políticas e a sociedade civil, com o objetivo de propor pautas para ações públicas que diminuam as dificuldades das populações mais vulneráveis da cidade.

Acessa os canais de comunicação da Frente Negra Gaúcha (FNG): Facebook / Instagram / Youtube

Criada em 2019, a Frente Negra Gaúcha é uma associação civil com fins públicos e não lucrativos, de caráter educacional e cultural, de formação política e social, filantrópica, assistencial, promocional e sem cunho partidário.  É composta por negros e não-negros, sem distinção de gênero, idade, origem social, de classe e religiosa, escolaridade e naturalidade.

A FNG busca a coalizão de todas as forças para o enfrentamento do racismo sistêmico que estrutura a sociedade brasileira. Tem por objetivos a conscientização e a promoção da pessoa negra e do seu potencial, por meio da formação e da representação política nos diferentes espaços de poder para redução das desigualdades raciais e sociais.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira